GRUPOS DE LAZER COMO CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n2p680-698Palavras-chave:
juventude, grupos de lazer, teoria bioecológica, desenvolvimento, classe popular.Resumo
Este estudo investigou as influências da participação em grupos de lazer no
desenvolvimento de jovens de classes populares. Utilizou como aporte teórico
a teoria bioecológica do desenvolvimento humano, com foco nos processos
proximais estabelecidos dentro do grupo e em relação à família e amigos.
Participaram da pesquisa 21 jovens, sendo 12 meninas e 9 meninos, com
idades de 15 a 19 anos, estudantes de ensino médio em uma escola da rede
pública. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e organizados em
categorias, baseadas no modelo PPCT. Como resultados principais, nota-se
que as interações estabelecidas pelos jovens dentro dos grupos promovem
mudanças positivas em suas características pessoais e realçam suas percepções
em relação a uma melhoria das interações nos contextos família e amigos.
Conclui-se que o grupo tem se constituído como elemento positivo na vida
desses jovens e como recurso favorecedor para seu desenvolvimento.
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