INTERIORIZAÇÃO DOS CURSOS DE PSICOLOGIA NO BRASIL: DESAFIOS ATUAIS À FORMAÇÃ

Autores

  • João Paulo Macedo UFPI
  • Carlivane de Jesus Souza UFPI
  • Magda Dimenstein UFRN
  • Candida Dantas UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n2p492-515

Palavras-chave:

Formação em Psicologia, Ensino superior, Ambientes rurais, Projeto político-pedagógico

Resumo

Objetiva-se analisar os projetos pedagógicos dos cursos de Psicologia
(PPC) localizados em cidades de médio, médio-pequeno e pequeno porte,
considerando o contexto de expansão e interiorização da formação na última
década. Trata-se de um estudo documental, a partir da análise de 20 PPC,
com base nos seguintes eixos: perfil e localização dos cursos, caracterização
geral dos PPC, ênfases curriculares/disciplinas e campo das práticas. Os
cursos estão distribuídos em, pelo menos, 12 Estados brasileiros, sendo 30%
em municípios de médio porte, 45% em municípios de médio-pequeno
porte e 25% em localidades de pequeno porte. São cursos mais próximos
dos contextos rurais, entendidos como um espaço singular, permeados por
uma multiplicidade de formas e uma diversidade de relações com o mundo
urbano, o que exige maior sensibilidade para apreender a complexidade e a
heterogeneidade que marca os meios e os povos rurais no Brasil.

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Biografia do Autor

João Paulo Macedo, UFPI

Docente do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPI

Carlivane de Jesus Souza, UFPI

Bolsista de Iniciação Científica e Graduanda em Psicologia pela UFPI

Magda Dimenstein, UFRN

Doutora em Ciências da Saúde pela UFRJ e Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN

Candida Dantas, UFRN

Doutora em Psicologia pela UFRN e Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN

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Publicado

2021-09-25

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos