A pesquisa-intervenção psicanalítica com adolescentes: o que elas nos dizem sobre gravidez e maternidade a partir da conversação
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p707-727Palavras-chave:
Psicanálise. Adolescência. Gravidez. Maternidade.Resumo
Buscamos interrogar, pela discussão de alguns casos, o sentido, na atualidade, da gravidez na adolescência. Se as adolescentes, hoje, podem viver uma certa liberdade sexual sem engravidar, por que ainda a gravidez, nesse período da vida, continua acontecendo e é considerada um problema pela sociedade e pelas políticas públicas em todo o mundo? E, principalmente, por que as adolescentes engravidam? Essa questão é abordada pela perspectiva da psicanálise. A prática da conversação, metodologia adotada por nós, mantém o objetivo psicanalítico de escutar o inconsciente e unir o tratamento à pesquisa e, desse modo, permite-nos examinar o sentido e a função da gravidez com base na singularidade e na palavra de cada um, e interrogar nossa hipótese: se a gravidez na adolescência poderia ser, em alguns casos, uma resposta ao ser mulher e um endereçamento ao Outro.
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Atenciosamente,
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