Desenvolvimento adulto e escolaridade: um estudo sobre a resolução de problemas dedutivos.

Autores

  • Maria Helena Fávero
  • Eulália Correia Maurmann
  • Célia Maria Soares Gomes de Souza

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Raciocínio dedutivo, Desenvolvimento adulto e escolarização.

Resumo

Comparamos o desempenho de 112 universitários e 148 alunos de classes de alfabetização, entre 20 e 39 anos, em problemas dedutivos de três termos. Dez sujeitos submeteram-se a entrevista semi-estruturada. Os resultados indicam: superioridade nas médias dos universitários; diferença não significativa para a variável sexo; média das estudantes de ciências humanas mais baixa; maior freqüência de erros nos mesmos problemas para os dois grupos, evidenciando a influência de variáveis lingüísticas. Nossas conclusões recaem sobre o papel da escolarização no desenvolvimento adulto, a especificidade das áreas de conhecimento e a escolha profissional.

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Publicado

2008-10-21

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos