Iniciação científica na formação em psicologia: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n3p1034-1050Resumo
Este artigo teve por objetivo realizar revisão de literatura acerca da iniciação
científica (IC) na formação de psicólogos. Pesquisamos trabalhos nas bases de
dados da Biblioteca Virtual de Psicologia Brasil (BVS-Psi Brasil), Periódicos
Capes e Banco de Teses Capes. Foram encontrados poucos materiais que
associam ensino de Psicologia e a IC. Assim, reunimos trabalhos de outras
áreas a fim de expor os aspectos analisados em outros cursos de graduação
e discutir os alcances dessa ferramenta de ensino. Apresentamos o PIBICCNPq
em seus objetivos, maior programa institucional de bolsas de IC
do país e referência enquanto modelo de organização desta modalidade. A
reunião do material indicou potencialidades na formação de pesquisadores
e no desenvolvimento de competências e habilidades globais, podendo
atingir aquelas indicadas pelas DCN para Psicologia. Ademais, ressaltamos a
necessidade de que esta temática continue sendo pesquisada, dado o número
ainda pequeno de investigações na área da Psicologia.
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"Carta de encaminhamento
Encaminhamos à Revista Psicologia em Revista para apreciação e possível publicação, o texto intitulado XXXXXX.
Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos e não está submetido a outra revista para publicação. Declaramos ainda não haver conflito de interesses na submissão a este periódico, que concordamos com a publicação do manuscrito submetido, caso aprovado, e com a ordem em que os nomes dos/as autores/as estão dispostos.
Comprometemos que, em caso de aprovação, realizaremos parecer de artigo submetido a este periódico na ocasião em que for solicitado.
Atenciosamente,
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