CARTOGRAFIA DE UMA ESCUTA CLÍNICA DO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO JUDICIÁRIA FEDERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n1p126-144

Palavras-chave:

Psicodinâmica do trabalho, Clínica do trabalho, Cartografia.

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa-intervenção em clínica do trabalho realizada em uma instituição do Poder Judiciário Federal, com o objetivo de mapear as experiências no campo laboral, a partir do aporte teórico-metodológico da Psicodinâmica do Trabalho articulada com pressupostos da cartografia. O estudo contou com a participação de sete pessoas, todas servidoras do quadro efetivo da instituição, com as quais foram realizadas oito sessões coletivas e produzidos os registros dessas sessões, diários de campo e memoriais. Na análise clínica do trabalho (ACT), constatou-se que as expressões de sofrimento mais recorrentes estão relacionadas ao modelo de gestão, destacando-se como estratégias defensivas a resignação, o distanciamento e a servidão. A transformação do sofrimento torna-se prejudicada, pois, embora o coletivo de participantes obtenha reconhecimento de colegas e da gestão mais próxima, o prazer aparece bem subtraído em seu conjunto, em razão da falta de autonomia e de valorização institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Cordeiro de Araújo Bezerra, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Psicóloga, Psicoterapeuta, especialista em psicologia clínica e da organização pelo Libertas Clínica-Escola, com títulos reconhecidos pelo CRP-2ª região. É Servidora pública de uma instituição do judiciário federal e doutoranda em Psicologia Clínica na Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP, vinculada à linha de pesquisa Práticas psicológicas clínicas e demandas sociais contemporâneas e ao Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial LACLIFE.  

Ana Lúcia Francisco, Universidade Católica de Pernambuco

Psicóloga, Psicoterapeuta, com Mestrado na PUC-RJ e Doutorado na PUC-SP, ambos em Psicologia Clínica.  Professora titular e pesquisadora do programa de pós-graduação em Psicologia Clínica, da Universidade Católica de Pernambuco, vinculada à linha de pesquisa Práticas psicológicas clínicas e demandas sociais contemporâneas e ao Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial LACLIFE. Desenvolve pesquisas e orienta dissertações e teses dirigidas ao estudo da teoria e da prática da psicologia clínica em diferentes situações e contextos.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos