INVESTIGANDO AS VIOLÊNCIAS SOFRIDAS POR MULHERES LÉSBICAS UNIVERSITÁRIAS

Autores

  • Izabela Assis Rocha Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí
  • Tatiana Machiavelli do Carmo Souza Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão
  • Mariana Neves Franco Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n1p39-57

Palavras-chave:

lesbofobia, violência de gênero, universidade

Resumo

A lesbofobia é uma violência direcionada a mulheres lésbicas devido à sua orientação sexual que se contrapõe à heterossexualidade compulsória social. Ocorre também no âmbito acadêmico, visto que a universidade é parte da sociedade e reproduz violências. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, objetivou investigar violências sofridas por mulheres lésbicas universitárias. No processo de seleção das participantes, foram escolhidas dez estudantes lésbicas de uma universidade pública, indicadas por terceiros. Foram realizadas entrevistas semidirigidas, posteriormente, analisadas à luz dos núcleos de significação. Os resultados indicaram que, enquanto, no espaço acadêmico, a violência é simbólica, mediante comentários e olhares dirigidos principalmente por estudantes, em festas universitárias, a violência é explícita e perpetrada pelos mesmos autores, em suma estudantes, por meio da fetichização do corpo da mulher lésbica. A lesbofobia se manifesta pela percepção da lesbianidade como vivência passageira ou decorrente de experiências heterossexuais insatisfatórias. Ressalta-se que a lesbofobia bem como outras violências de gênero estão em dissonância com o compromisso ético-político da universidade e devem ser combatidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabela Assis Rocha, Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

Estudante de Psicologia pela Universidade Federal de Jataí. Desenvolveu pesquisas e atuou na temática de relação de gênero, com ênfase no fenômeno da violência contra a mulher, a partir dos estudos feministas e da Psicologia Sócio-Histórica. Estuda e pesquisa a temática de atenção à saúde mental em uma perspectiva da Psicologia Comunitária. Membro do Grupo de Estudos “Gênero, Violências e Psicologia Sócio-histórica”

Tatiana Machiavelli do Carmo Souza, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Professor Adjunto IV na Universidade Federal de Goiás, no curso de Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Psicologia; Doutora e Mestre em Serviço Social pela UNESP; atua nas áreas de Processos Psicossociais, com ênfase em violência contra mulheres, gênero e famílias.

Mariana Neves Franco, Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

Estudante de Psicologia pela Universidade Federal de Jataí. Estuda questões referentes a relação de gênero e atua no enfretamento a violência contra a mulher, com base na Psicologia Sócio-Histórica e estudos de gênero. Membro do Grupo de Estudos “Gênero, Violências e Psicologia Sócio-histórica”.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos