Análise de práticas de deleção para o ingresso em cursos de pós-graduação stricto sensu em áreas da Psicologia e Educação
Palavras-chave:
Seleção, Objetivos, Pós-graduação stricto sensu, Práticas, Psicologia e educação.Resumo
O presente trabalho analisa as práticas de seleção para o ingresso em cursos de pós-graduação stricto sensu em áreas da psicologia e educação. Este estudo está limitado a três programas: Educação especial – UFSCar –; Psicologia da Educação – PUC-SP – e Psicologia Escolar – USP. Teve como sujeitos 14 professores doutores com experiências em bancas de seleção, na docência ao nível de pósgraduação, orientação de dissertação de mestrado ou tese de doutoramento, alguns dentre eles com experiência em coordenação de programa ou chefia de departamento. Participaram do estudo, também, 24 alunos dos cursos de mestrado e doutorado, perfazendo um total de 38 sujeitos. O instrumento utilizado foi o questionário. O objetivo da análise foi sistematizar informações sobre a seleção, para preencher parte da lacuna existente na literatura de pós-graduação. Para isso, fez-se necessário pensar a prática da seleção, tentando observar a sua eficiência e eficácia na defesa da tese de que se deve dar maior importância à seleção, por ela ser capaz de influenciar fortemente na efetivação de um ensino de pós-graduação de qualidade.
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Encaminhamos à Revista Psicologia em Revista para apreciação e possível publicação, o texto intitulado XXXXXX.
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Comprometemos que, em caso de aprovação, realizaremos parecer de artigo submetido a este periódico na ocasião em que for solicitado.
Atenciosamente,
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