PSICOLOGIA E A DESIGUALDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AS ARTIMANHAS DE (RE)PRODUÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p742-758Palavras-chave:
psicologia escolar, desigualdade, assistência estudantil, atuação profissionalResumo
A abordagem da permanência do estudante em situação de desigualdade social na educação superior associa-se às ações vinculadas aos programas para a redução dos índices de retenção e evasão. Essas ações se fundamentam no Programa Nacional de Assistência Estudantil e partem dos setores de assistência estudantil das Instituições Federais de Ensino Superior, que possuem em sua composição profissionais da área de Psicologia. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, a partir dos pressupostos da Psicologia Sócio-histórica, de caráter documental, sobre as ações desenvolvidas pela Psicologia nos contextos da assistência estudantil no Nordeste brasileiro. Para tanto, analisou-se 23 documentos provenientes dos sites institucionais da assistência estudantil de nove instituições. Os resultados indicaram que a Psicologia na Assistência estudantil é direcionada para uma atenção à saúde do estudante; prevalece uma concepção clínica da Psicologia Escolar e Educacional; ações inovadoras são coletivas e perspectivam o desempenho acadêmico e desenvolvimento psicossocial nos diversos âmbitos da vivência universitária.
Palavras-chave: Psicologia escolar; desigualdade; assistência estudantil; atuação profissional
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