DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS INDÍGENAS:

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS YUHUP

Autores

  • Jane Farias Chagas-Ferreira UNIVERSIDADE DE BRASILIA

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n2p513-532

Palavras-chave:

desenvolvimento de talentos, Yuhup, povos indígenas, educação de superdotados

Resumo

Este estudo exploratório teve como objetivo investigar fatores promotores ou inibidores do desenvolvimento de talentos entre os Yuhup. Os dados foram construídos por entrevistas com não-autóctone e analisados por meio de procedimentos qualitativos. Não existe uma palavra para definir talento na língua Maku, mas os Yuhup reconhecem os artesãos como pessoas talentosas. A expressão do talento é mediada pelo gênero: homens constroem artefatos rituais e para a pesca e caça; enquanto as mulheres se dedicam a cestaria, vestimenta e adornos. As técnicas e os saberes são repassados transgeracionalmente pela repetição e observação e como parte da rotina familiar. Destacaram-se como desafios para o desenvolvimento dos talentos: a identificação precoce das crianças e a formação de professores para atuarem na Educação Escolar Indígena. Indica-se a necessidade de futuras pesquisas traçarem indicadores para oferta de serviços educacionais que promovam o desenvolvimento das potencialidades de crianças e jovens talentos na comunidade Yuhup.

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Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos