A CHEGADA DA ADOLESCÊNCIA PARA O AUTISTA: UMA LEITURA PSICANALÍTICA

Autores

  • Cláudia Márcia Soares PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n3p1274-1286

Palavras-chave:

Adolescência. Autismo. Invenção. Psicanálise.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a chegada da adolescência para o sujeito autista e as implicações advindas desse período da vida, tendo como referencial teórico a psicanálise. Conceitua inicialmente a adolescência. Num segundo momento, articula a adolescência do autista e o conceito de invenção. Para isso, lança mão dos conceitos da obra de Freud e de autores de orientação lacaniana, e utiliza-se do relato documental da história de Owen Suskind para abordar as particularidades da passagem pela adolescência desses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Márcia Soares, PUC Minas

Especialista em Abordagem Psicanalítica do Autismo e Suas Conexões (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, Instituto de Educação Continuada – IEC), Psicóloga.

Downloads

Publicado

2020-09-29

Edição

Seção

Dossiê Autismo e Psicanálise