O QUE PODEMOS APRENDER COM OS AUTISTAS: A EXPERIÊNCIA CLÍNICA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL E UM ALUNO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n3p1316-1330Palavras-chave:
Educação inclusiva. Alfabetização. Autismo.Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir o conceito de inclusão sob duas perspectivas: a educação inclusiva e o direito à educação especial, garantida por lei na Constituição Brasileira de 1988, e a inclusão, segundo o conceito psicanalítico, considerando o que podemos aprender com os autistas em uma experiência escolar. Para tanto, buscaremos, nos estudos de Freud, o conceito de impossibilidade na esfera do educar. Também usaremos as referências psicanalíticas de orientação lacaniana que demonstram, na estrutura autística, a importância no apoio do duplo na constituição de uma borda e construção de um Outro sob medida para o sujeito. Este texto apresenta vinhetas clínicas narradas por uma professora do ensino fundamental, demonstrando o que os autistas nos ensinam.
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Atenciosamente,
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