DIVERTIDA MENTE:

UMA ANÁLISE VYGOTSKIANA DO PERSONAGEM BING BONG, O AMIGO IMAGINÁRIO

Autores

  • Pedro Henrique Matias Marques Gomes Universidade Federal de Alagoas
  • Marcel de Lima Correia Universidade Federal de Alagoas
  • Vivianny Asley da Rocha Noronha Universidade Federal de Alagoas
  • Angelina Nunes de Vasconcelos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2022v28p135-149

Palavras-chave:

Vivência, Imaginação, Psicologia da Arte, Desenvolvimento Infantil

Resumo

O presente artigo busca discutir o papel da brincadeira simbólica no desenvolvimento cognitivo-emocional infantil através da análise do personagem “Bing Bong”, o amigo imaginário da protagonista Riley, no filme de animação “Divertida Mente”. Ancorada na perspectiva histórico-cultural, obra é analisada a partir dos conceitos de Vygostky de vivência na arte, funções psicológicas superiores, imaginação e criação. Visando os objetivos do artigo, têm-se como estratégia a utilização de recortes da obra, optando por recortes que contemplassem a aparição direta/indireta do personagem. Tais recortes apontam para a natureza essencial da brincadeira simbólica no desenvolvimento de habilidades cognitivo-comportamentais. Foi possível observar os processos de ressignificação de Riley e o papel de Bing Bong nessa jornada, cujo conceito de vivência aplica-se de uma forma convergente com os demais conceitos trabalhados na análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-03-02

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos