O significado do abandono para crianças institucionalizadas

Autores

  • Ivana Orionte
  • Sônia Margarida Gomes Sousa

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2005v11n17p29-42

Palavras-chave:

Psicologia Social; Dialética exclusão-inclusão social; Infância; Abandono; Institucionalização.

Resumo

Esta pesquisa se propôs a compreender o significado do abandono para as crianças institucionalizadas – cinco crianças entre sete e onze anos de idade, sendo duas do sexo feminino e três do sexo masculino, que se encontram em uma instituição de abrigo da cidade de Goiânia (GO). A psicologia histórico-cultural de Vigotsky, fundamentada no pensamento dialético, norteou esta pesquisa, seguindo os princípios epistemológicos desenvolvidos por Gonzalez Rey. Os recursos metodológicos utilizados foram: a entrevista semi-estruturada, a observação participante e a pesquisa documental. Com base na investigação realizada, três categorias de significados se evidenciaram: a invisibilidade, a transgressão e os vínculos afetivos. Constatou-se na pesquisa que a “voz” das crianças é marcada pela invisibilidade e que raramente alcança os dirigentes das instituições. Para tanto, faz-se necessário pensar políticas públicas para além da perspectiva adultocêntrica, a fim de melhor atender às crianças.

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Publicado

2020-09-17

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos