Atualidade clínica da homossexualidade masculina: solução ou escolha de objeto
Palavras-chave:
Homossexualidade, Gay, Angústia, Culpa, Pai.Resumo
Por intermédio de caso clínico, busca-se mostrar em que medida a questão homossexual introduz questionamentos importantes sobre a angústia de mal-viver entre os sexos nas sociedades estruturadas pela via democrática do individualismo de massa. Refiro-me ao fato de que as novas normas da homossexualidade, nas quais sobressai a figura do gay configuram aquilo que se constitui como a marca exemplar dos novos estilos de vida sexual – a fluidez, a transitoriedade, a inconstância e, mesmo, a errância. Passou-se o tempo em que se restringia a homossexualidade à noção de inversão, cuja prática se exercia, quase sempre, de modo clandestino e segundo um funcionamento particular da fantasia. Desde o final dos anos sessenta, assiste-se a um novo modo de afirmação do sintoma social da chamada homossexualidade gay, com a busca de sua inserção na cultura e o combate político por um reconhecimento que se reflete no terreno jurídico. Se esta última concepção da homossexualidade subverte profundamente a indicação freudiana da escolha de objeto, ela não poupa também a formulação da questão paterna sob o prisma da sua capacidade de proceder à articulação entre o desejo e a lei. Portanto, o interesse é mostrar que essas novas formulações conceituais refletem a necessidade de a psicanálise estar à altura da atualidade clínica da homossexualidade masculina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista
O(s) autor(es) deve(m) apresentar a carta a seguir:
"Carta de encaminhamento
Encaminhamos à Revista Psicologia em Revista para apreciação e possível publicação, o texto intitulado XXXXXX.
Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos e não está submetido a outra revista para publicação. Declaramos ainda não haver conflito de interesses na submissão a este periódico, que concordamos com a publicação do manuscrito submetido, caso aprovado, e com a ordem em que os nomes dos/as autores/as estão dispostos.
Comprometemos que, em caso de aprovação, realizaremos parecer de artigo submetido a este periódico na ocasião em que for solicitado.
Atenciosamente,
Data
Nomes
Assinaturas de todos os autores"