GRUPOS DE PAIS EM INSTITUIÇÕES:

CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE LACANIANA

Autores

  • Rafaela Carine Jaquetti
  • Rosane Zétola Lustoza

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n2p368-385

Palavras-chave:

Psicanálise com crianças, Grupo de pais, Psicanálise em instituição, Lacan

Resumo

Este artigo visa pensar quais são as funções de um trabalho com grupos de pais orientado pela psicanálise em instituições públicas. Assim, apresenta-se um estudo teórico sobre o tema através da realização de um levantamento da literatura psicanalítica acerca do lugar dos pais na psicanálise com crianças a partir de Freud e de Lacan. A seguir, discutem-se as possibilidades de um trabalho com grupos de pais em instituições em uma perspectiva psicanalítica. Para ilustrar a discussão teórica, conta-se com vinhetas de casos acompanhados em uma instituição pública de tratamento para crianças. São propostas reflexões sobre funções que o grupo de pais pode exercer e conclui-se que esse trabalho promove mudanças significativas no laço entre pais e filhos.

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Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos