O ROLE-PLAY PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS

Autores

  • Lucia Marques Stenzel
  • Marcela Lahiguera Cesa

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2022v28p189-206

Palavras-chave:

Psicologia baseada em evidências, Formação do psicólogo, Psicoterapia

Resumo

Este artigo relata a experiência do uso da ferramenta role-play para o desenvolvimento de habilidades terapêuticas no ensino de graduação em Psicologia. São analisados as diferentes etapas, os papéis assumidos pelos alunos (terapeuta, cliente e debatedor), o potencial pedagógico do role-play no treinamento da expertise clínica indicada pela prática da Psicologia baseada em evidências (PPBE) e, principalmente, a aquisição de habilidades interacionais para a prática psicoterápica. O estudo aponta para a necessidade de iniciativas que enfatizem o exercício prático da alteridade e da dialogicidade, tão importantes para a formação do profissional da Psicologia, independentemente da abordagem teórica de escolha; como endossam as mais recentes orientações e recomendações da Associação Americana de Psicologia (APA). A avaliação dos alunos sobre a atividade confirma o potencial da ferramenta no desenvolvimento de competências para a clínica psicológica.

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Publicado

2022-03-03

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos