DA GRADUAÇÃO AO DOUTORADO:
NARRATIVAS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DAS AÇÕES AFIRMATIVAS PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS NEGRAS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n2p590-606Palavras-chave:
Ações Afirmativas, Educação Superior, Pós-Graduação, Narrativas, Pessoa negraResumo
O presente artigo apresenta o recorte de um estudo que investigou as trajetórias de pessoas negras graduadas e pós-graduadas em Psicologia, discutindo sobre os aspectos relativos à elaboração de um projeto profissional e de vida, bem como o planejamento de carreira. Através do retorno aos dados da pesquisa, sublinha-se alguns trechos das histórias de vida registradas com o intuito de apontar as contribuições das ações afirmativas, que visam promover o ingresso de estudantes pretos e pardos na Educação Superior. São apresentados fragmentos de um conto construído a partir das trajetórias das mulheres que participaram do estudo, metodologicamente estruturado por estratégias etnográficas e ficcionais de produção e análise de narrativas. Como resultados destaca-se que, entre outras, as bolsas e as políticas de cotas tornaram possíveis a escolarização das pessoas ouvidas, mas ainda é pertinente o desenvolvimento de ações para ampliar a permanência e a qualidade da formação dos referidos sujeitos.
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