INTERVENÇÕES COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL
Palavras-chave:
Terapia Cognitivo-Comportamental, Intervenção Psicológica, Infância, AdolescênciaResumo
Intervenções que visam a promoção e a prevenção em saúde mental na infância e adolescência têm sido amplamente recomendadas no contexto nacional e internacional. A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem que vem ganhando representatividade em intervenções nessas faixas etárias. Diante disso, este estudo tem como objetivo revisar as contribuições desse escopo teórico para a promoção e a prevenção em saúde mental na infância e adolescência, buscando descrever intervenções no contexto brasileiro. Para isso, adotou-se como método a revisão narrativa de literatura. Como resultados, identificou-se que os estudos tiveram como objetivo o desenvolvimento de empatia, de habilidades sociais e de regulação emocional e o auxílio no manejo de comportamentos desadaptativos e na ampliação de comportamentos pró-sociais. Conclui-se que o escopo teórico tem grandes contribuições para a promoção e a prevenção em saúde mental e com possibilidade de se realizar em outros contextos para além do clínico, como o escolar e o comunitário.
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Copyright (c) 2025 Bruna Letícia Sancandi Almeida, Marina Pante

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