INTERVENÇÕES COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL

Autores

Palavras-chave:

Terapia Cognitivo-Comportamental, Intervenção Psicológica, Infância, Adolescência

Resumo

Intervenções que visam a promoção e a prevenção em saúde mental na infância e adolescência têm sido amplamente recomendadas no contexto nacional e internacional. A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem que vem ganhando representatividade em intervenções nessas faixas etárias. Diante disso, este estudo tem como objetivo revisar as contribuições desse escopo teórico para a promoção e a prevenção em saúde mental na infância e adolescência, buscando descrever intervenções no contexto brasileiro. Para isso, adotou-se como método a revisão narrativa de literatura. Como resultados, identificou-se que os estudos tiveram como objetivo o desenvolvimento de empatia, de habilidades sociais e de regulação emocional e o auxílio no manejo de comportamentos desadaptativos e na ampliação de comportamentos pró-sociais. Conclui-se que o escopo teórico tem grandes contribuições para a promoção e a prevenção em saúde mental e com possibilidade de se realizar em outros contextos para além do clínico, como o escolar e o comunitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Letícia Sancandi Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Graduada em Psicologia pela Sociedade Educacional Três de Maio, Licenciada pelo Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Pesquisa Políticas Públicas, Práticas Educativas e suas Interfaces pela Universidade Federal de Santa Maria(UFSM-RS). Coordenadora da Clínica-Escola do Curso de Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria e psicóloga clínica no Centro de Referência em Processos Clínicos em Psicologia, na cidade de Santa Maria.

Marina Pante, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), com treinamento em Terapia Cognitiva no Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy (Pennsylvania, USA). Associada à Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS). Membro do Núcleo COG de Terapia Cognitivo-Comportamental do CEFI (Centro de Estudos da Família e do Indivíduo). Mestre em Cognição Humana (PPG-PUCRS) e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPG-UFRGS), integrando o Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC). Docente do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e psicóloga clínica em consultório particular. Além disso, também atua como professora convidada de cursos de especialização e formação em Terapia Cognitivo-Comportamental e orientadora de trabalhos de conclusão no curso de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental da PUCRS e do CEFI.

Downloads

Publicado

2025-03-17