Da justiça ao direito
Palavras-chave:
Justiça, Direito, Contexto social, Adolescentes.Resumo
Inspirados nas idéias de Piaget sobre os diferentes níveis de descentração social e os de compreensão da realidade (concretoabstrato) e baseando-se na suposição de que o avanço no nível de descentração sobre o direito depende do avanço no nível de descentração sobre a justiça, investiga-se se há relação entre a concepção do que é a justiça e do que é ter um direito. Administrouse um questionário a 180 adolescentes do sexo masculino de diferentes contextos sociais. Os adolescentes responderam às questões: O que é ter um direito? O que é a justiça? As respostas foram classificadas em quatro categorias. Observou-se a influência do contexto na freqüência de respostas às categorias e uma diferença significativa entre as concepções sobre justiça e direito. Na maioria dos casos, verificou-se a suposição inicial: os adolescentes avançaram mais rapidamente nas concepções sobre a justiça do que nas concepções sobre o direito.
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"Carta de encaminhamento
Encaminhamos à Revista Psicologia em Revista para apreciação e possível publicação, o texto intitulado XXXXXX.
Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos e não está submetido a outra revista para publicação. Declaramos ainda não haver conflito de interesses na submissão a este periódico, que concordamos com a publicação do manuscrito submetido, caso aprovado, e com a ordem em que os nomes dos/as autores/as estão dispostos.
Comprometemos que, em caso de aprovação, realizaremos parecer de artigo submetido a este periódico na ocasião em que for solicitado.
Atenciosamente,
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Nomes
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