MULTIANÁLISE EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE E ANÁLISE DE SIMILITUDE

Autores

Palavras-chave:

representação social, análise de conteúdo, psicologia, métodos de pesquisa

Resumo

Desde o surgimento da Teoria das Representações Sociais (TRS), diferentes estratégias metodológicas vêm sendo desenvolvidas. Este estudo tem como objetivo discutir o potencial de ampliação da compreensão de diferentes objetos no campo de estudo das Representações Sociais (RS) com a utilização conjunta da Classificação Hierárquica Descendente e da Análise de Similitude. Para ilustrar como as duas análises possibilitam diferentes compreensões sobre o fenômeno estudado, apresenta-se o resultado de dois estudos empíricos. O primeiro estudo trata das Representações Sociais da alimentação, e o segundo é sobre suicídio. A Classificação Hierárquica Descendente possibilitou conhecer diferentes facetas dos objetos e associá-los às características dos participantes. A Análise de Similitude possibilitou a observação da organização do conteúdo. A combinação das técnicas amplia a compreensão do objeto sociorrepresentacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislei Mocelin Polli, Universidade Tuiuti do Paraná Curso de Graduação em Psicologia Curso de Mestrado em Psicologia

Professora Adjunta do Mestrado em Psicologia Social Comunitária na Universidade Tuiuti do Paraná. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2004). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Doutorado em Psicologia Pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) com bolsa CAPES/REUNI. Com estágio na Université de Nîmes - FR. Foi professora substituta na Universidade Federal de Santa Catarina do primeiro semestre de 2014. Atualmente é professora adjunta na Universidade Tuiuti do Paraná atuando junto ao Programa de Pós Graduação em Psicologia, na Área de Psicologia Social Comunitária e ao curso de graduação em Psicologia. Tem experiência na área de Pesquisa em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social; Psicologia Social Comunitária; Psicologia Ambiental; Representações Sociais; Representações Sociais, Saúde e Migrações.

Sidnei Rinaldo Priolo Filho, Universidade Tuiuti do Paraná

Professor Mestrado em Psicologia Forense - Universidade Tuiuti do Paraná

Themistoklis Apostolidis, Aix-Marseille Université

Aix-Marseille Université – FR

Apostolidis, Thémistoklis

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3549-5547

E-mail: themistoklis.apostolidis@univ-amu.fr

Telefone: (+33) 663023575

Laboratoire de Psychologie Sociale (LPS EA 849). Aix-Marseille Université, 29, avenue Robert Schuman, 13621 Aix-en-Provence Cedex 1

Downloads

Publicado

2025-03-17