Desejo e educação

um estudo psicanalítico sobre o desejo e o estudante

Autores

  • Hélio Cardoso Miranda Júnior PUC MInas
  • Daniel Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2024v30p01-24

Palavras-chave:

Educação, Psicanálise, Estudante, Escola, Desejo

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa que buscou compreender os fatores que contribuem para o desejo do estudante em dar continuidade aos estudos. Mais especificamente, com o auxílio do filme-documentário “Nunca me Sonharam”, de Cacau Rhoden (2017), foi realizada uma pesquisa qualitativa sobre a presença do desejo na cena educativa, considerando-se os atores envolvidos nos processos de aprendizagem escolar, ou seja, alunos, professores e instituições educativas. A partir das falas dos participantes, foi possível perceber o desejo dos estudantes em sua relação com o desejo do Outro e com o desejo de saber. Como resultado, a análise das falas dos atores sociais entrevistados no documentário possibilitou verificar o atravessamento do desejo na relação entre professor e aluno, ressaltando, assim, a importância de os professores considerarem o desejo nas práticas educativas. Os resultados podem trazer contribuições para a comunidade e promover discussões sobre o tema, de modo a fazer ecoar as reflexões no campo educativo.

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Biografia do Autor

Hélio Cardoso Miranda Júnior, PUC MInas

Professor Assistente PUC Minas - Instituto de Psicologia. Psicólogo do Tribunal de Justiça de MG. Doutor em Psicologia Clínica - USP.

Daniel Cardoso

Mestre em Psicologia (PUC Minas), danielcardoso.psi@gmail.com

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Publicado

2025-03-17