DESEJO E EDUCAÇÃO

UM ESTUDO PSICANALÍTICO SOBRE O DESEJO E O ESTUDANTE

Autores

  • Hélio Cardoso Miranda Júnior PUC MInas
  • Daniel Cardoso

Palavras-chave:

psicanálise; educação; estudante; escola; desejo

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa que buscou compreender os fatores que contribuem para o desejo do estudante em dar continuidade aos estudos. Mais especificamente, com o auxílio do filme-documentário “Nunca me Sonharam”, de Cacau Rhoden (2017), foi realizada uma pesquisa qualitativa sobre a presença do desejo na cena educativa, considerando-se os atores envolvidos nos processos de aprendizagem escolar, ou seja, alunos, professores e instituições educativas. A partir das falas dos participantes, foi possível perceber o desejo dos estudantes em sua relação com o desejo do Outro e com o desejo de saber. Como resultado, a análise das falas dos atores sociais entrevistados no documentário possibilitou verificar o atravessamento do desejo na relação entre professor e aluno, ressaltando, assim, a importância de os professores considerarem o desejo nas práticas educativas. Os resultados podem trazer contribuições para a comunidade e promover discussões sobre o tema, de modo a fazer ecoar as reflexões no campo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélio Cardoso Miranda Júnior, PUC MInas

Professor Assistente PUC Minas - Instituto de Psicologia. Psicólogo do Tribunal de Justiça de MG. Doutor em Psicologia Clínica - USP.

Daniel Cardoso

Mestre em Psicologia (PUC Minas), danielcardoso.psi@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-03-17