Desenvolvimento das crianças: um olhar sobre o papel da família e o papel da escola na perspectiva dos pais

Autores

  • Sabrina Magossi Mainardi Faculdade de Ciências e Letras de Assis – FCL – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
  • Mary Yoko Okamoto Faculdade de Ciências e Letras de Assis – FCL – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n3p822-839

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Escola em Tempo Integral, Família.

Resumo

Este trabalho refere-se a uma pesquisa qualitativa cujos objetivos consistiram em identificar as concepções e a compreensão da família a respeito da importância e do papel da escola e da família para o desenvolvimento das crianças. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semidirigidas com pais de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, de escolas municipais cuja permanência da criança é em tempo integral, no município de Assis/SP, nas quais foi possível perceber um descompasso entre a função familiar e a escolar. Devido às transformações sociais e familiares dos últimos séculos, nota-se que a família sofreu um enfraquecimento no desempenho de seu papel, depositando parte da responsabilidade sobre o desenvolvimento cognitivo e emocional de seus filhos na escola. Esta também se transformou, incorporou novas funções, como é possível observar na ampliação da jornada escolar que a mesma passou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Magossi Mainardi, Faculdade de Ciências e Letras de Assis – FCL – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Graduanda do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras de Assis – FCL – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Mary Yoko Okamoto, Faculdade de Ciências e Letras de Assis – FCL – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Assis.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos