Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia.Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia

Autores

  • Lorena de Almeida Cavalcante Universidade Federal da Paraíba/Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS)
  • Fabíola de Sousa Braz Aquino Universidade Federal da Paraíba/Centro de Ciências Humanas e Letras/Departamento de Psicologia.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p158-174

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, queixa escolar, Clínicas-Escola

Resumo

O encaminhamento de alunos com queixas escolares a espaços clínicos ou de saúde reflete incompreensão na avaliação de profissionais da escola, que atribuem a causa destas queixas aos escolares ou a suas famílias. Assim, considerou-se pertinente investigar os encaminhamentos de queixas escolares a duas Clínicas-Escola de Psicologia. Para tanto, foram analisadas 3138 fichas de triagem e verificou-se que as queixas escolares consistiram na quarta demanda mais endereçada às Clínicas-Escola, geralmente encaminhadas por familiares ou agentes escolares, inclusive o psicólogo escolar. Questiona-se o fato de queixas escolares serem encaminhadas às Clínicas-Escola, quando deveriam compor uma das ações do psicólogo escolar. Sugere-se uma reestruturação das modalidades de encaminhamento e atendimento a queixas escolares, bem como a reformulação das fichas de triagem, na perspectiva de reverter ações que fortaleçam o paradigma clínico e adaptacionista.

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Biografia do Autor

Lorena de Almeida Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba/Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (PPGPS-UFPB).

Fabíola de Sousa Braz Aquino, Universidade Federal da Paraíba/Centro de Ciências Humanas e Letras/Departamento de Psicologia.

Professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS) da Universidade Federal da Paraíba/Centro de Ciências Humanas e Letras/Departamento de Psicologia.

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Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos