Modificações comportamentais entre o pré e o pós-operatório de pacientes bariátricos

Autores

  • Yara Alves Costa Justino
  • Tainá Moreira Bolelli Tatagiba Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo.
  • Línea Picolli Pogian Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo.
  • Felipe de Carvalho Pimentel UFES

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p577-599

Palavras-chave:

cirurgia bariátrica, análise funcional do alimentar-se, repertório alternativo para produzir reforçadores.

Resumo

Esta pesquisa buscou conhecer as mudanças no comportamento alimentar do paciente bariátrico, analisando a função desse repertório antes e depois da cirurgia. Investigou-se também o processo de avaliação psicológica pré-operatória, o acompanhamento terapêutico realizado nesse contexto bem como a existência ou não de repertórios alternativos ao comportamento alimentar que auxiliem no manejo do pós-cirúrgico. Os dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas com 15 pessoas que realizaram a cirurgia. Os resultados indicaram que, antes do procedimento, o alimentar-se era primordialmente mantido por reforço negativo, mas também por reforço positivo. Contudo o relato do pós-cirúrgico mostrou poucas alterações na função desse comportamento bem como a inexistência de repertórios alternativos, indicando probabilidade aumentada de, em longo prazo, de os sujeitos retornarem ao seu padrão nutricional anterior e viverem a reengorda. Em relação à avaliação psicológica e ao acompanhamento terapêutico, verificaram-se esses processos como pouco efetivos entre os procedimentos pré e pós-operatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainá Moreira Bolelli Tatagiba, Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo.

Pós-graduanda em Geriatria e Gerontologia na Universidade Veiga de Almeida, graduada em Psicologia pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo.

Línea Picolli Pogian, Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo.

Graduada em Psicologia pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, residente em Atenção ao Câncer no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Brasil.

Felipe de Carvalho Pimentel, UFES

Mestre em Psicologia pela UFES, especialista em Psicoterapia Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências em Campinas-SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos