O brincar de crianças e suas famílias como alternativa de cuidado à saúde mental infantil

Autores

  • Vania Bustamante Instituto de Psicologia, UFBA
  • Rosângela Santos Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p726-743

Palavras-chave:

infância, saúde mental, psicanálise, família.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência sobre o “Brincando em Família”, projeto de extensão da Universidade Federal da Bahia, que oferece atendimento psicológico em grupo e pode ser livremente frequentado por crianças e suas famílias. O Projeto se sustenta na discussão sobre políticas e práticas de saúde mental infantil e na teoria psicanalítica, particularmente nas contribuições de Winnicott e na perspectiva de Holmes sobre a acolhida. Com base no relato do cuidado oferecido a alguns frequentadores, mostra-se que a acolhida a crianças e suas famílias – envolvendo a oferta de um espaço para brincar e a presença atenta da equipe – propicia avanços terapêuticos e ao mesmo tempo fortalece a autonomia dos sujeitos.  Destaca-se o potencial do Projeto na promoção da saúde e desenvolvimento infantil, detecção precoce e tratamento, recebendo encaminhamentos de diversos setores (educação, assistência social, atenção básica), tornando-se assim um serviço importante em uma rede de atenção psicossocial.

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Biografia do Autor

Vania Bustamante, Instituto de Psicologia, UFBA

Psicóloga, doutora em Saúde Coletiva, professora do Instituto de Psicologia da UFBA

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Publicado

2019-06-26

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos