O brincar de crianças e suas famílias como alternativa de cuidado à saúde mental infantil
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p726-743Palavras-chave:
infância, saúde mental, psicanálise, família.Resumo
Trata-se de um relato de experiência sobre o “Brincando em Família”, projeto de extensão da Universidade Federal da Bahia, que oferece atendimento psicológico em grupo e pode ser livremente frequentado por crianças e suas famílias. O Projeto se sustenta na discussão sobre políticas e práticas de saúde mental infantil e na teoria psicanalítica, particularmente nas contribuições de Winnicott e na perspectiva de Holmes sobre a acolhida. Com base no relato do cuidado oferecido a alguns frequentadores, mostra-se que a acolhida a crianças e suas famílias – envolvendo a oferta de um espaço para brincar e a presença atenta da equipe – propicia avanços terapêuticos e ao mesmo tempo fortalece a autonomia dos sujeitos. Destaca-se o potencial do Projeto na promoção da saúde e desenvolvimento infantil, detecção precoce e tratamento, recebendo encaminhamentos de diversos setores (educação, assistência social, atenção básica), tornando-se assim um serviço importante em uma rede de atenção psicossocial.
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Atenciosamente,
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