Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia

Autores

  • João Henrique de Sousa Santos PUC Minas
  • Luciana Kind PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2016V22N1P223

Palavras-chave:

Políticas científicas, Cultura da produtividade, Bolsa de produtividade, Pesquisador, Trabalho docente

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo investigar o
cenário de produtividade acadêmica em relação ao pesquisador com bolsa
de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq). A investigação envolveu a produção de
dados empíricos por meio da seleção e análise de informações nos currículos
de pesquisadores PQ da área da Psicologia disponíveis na Plataforma Lattes.
Foram também realizadas entrevistas semidirigidas com sete pesquisadores
bolsistas de produtividade de diferentes subáreas. Os resultados estão
apresentados e discutidos em três eixos norteadores da problematização do
campo investigado: produtividade e avaliação da área; bolsa de produtividade
em pesquisa: entre dilemas e benefícios; e produtivismo e modulações de
pesquisadores. Os resultados apontam uma cultura da produtividade
permeada pela lógica da produção, sobretudo de artigos científicos, e pela
intensificação do trabalho, que modula o trabalho do docente-pesquisador.

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Biografia do Autor

João Henrique de Sousa Santos, PUC Minas

Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), professor na Graduação em
Psicologia da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Luciana Kind, PUC Minas

Doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), professora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC Minas.

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Publicado

2016-04-01

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos