Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2016V22N1P223Palavras-chave:
Políticas científicas, Cultura da produtividade, Bolsa de produtividade, Pesquisador, Trabalho docenteResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo investigar o
cenário de produtividade acadêmica em relação ao pesquisador com bolsa
de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq). A investigação envolveu a produção de
dados empíricos por meio da seleção e análise de informações nos currículos
de pesquisadores PQ da área da Psicologia disponíveis na Plataforma Lattes.
Foram também realizadas entrevistas semidirigidas com sete pesquisadores
bolsistas de produtividade de diferentes subáreas. Os resultados estão
apresentados e discutidos em três eixos norteadores da problematização do
campo investigado: produtividade e avaliação da área; bolsa de produtividade
em pesquisa: entre dilemas e benefícios; e produtivismo e modulações de
pesquisadores. Os resultados apontam uma cultura da produtividade
permeada pela lógica da produção, sobretudo de artigos científicos, e pela
intensificação do trabalho, que modula o trabalho do docente-pesquisador.
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Atenciosamente,
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