A organização curricular e a avaliação da aprendizagem como dispositivos pedagógicos: uma experiência em EJA

Autores

  • Luiz Antonio Saléh Amado UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2016V22N3P542

Palavras-chave:

currículo integrado, avaliação, educação de jovens e adultos

Resumo

Este artigo problematiza os efeitos provocados pela integração curricular e pela alteração das formas de avaliar a aprendizagem nas práticas pedagógicas cotidianas e no modo de subjetivação de professores da educação de jovens e adultos (EJA) de uma escola pública federal. Com base na revisão da literatura sobre o tema, na participação efetiva nos espaços coletivos de discussão e no relato da experiência dos educadores, descreve as dificuldades e as resistências surgidas durante tal processo. Destaca o papel do currículo integrado e da avaliação da aprendizagem como dispositivos pedagógicos, permitindo colocar em discussão as relações e as práticas instituídas. Conclui apontando a importância de se criarem condições de possibilidade para que tanto professores quanto alunos discutam as relações e as práticas assumidas como naturais à educação, com vistas a instaurar fazeres pedagógicos instituintes e que potencializem as discussões, favorecendo o surgimento de estratégias educacionais implicadas com a transformação social. 

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Biografia do Autor

Luiz Antonio Saléh Amado, UERJ

Professor Adjunto do Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - DCFE/FEBF/UERJ.

Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - PPFH/UERJ.

Doutor em Psicologia Social pelo PPGPS/UERJ.

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos