Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório

Autores

  • Christiana Gonçalves Meira de Almeida Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Claudia Moreira Almeida-Verdu
  • Maria Regina Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2016V22N3P558

Palavras-chave:

controle instrucional, leitura, comportamento verbal

Resumo

O estudo investigou os efeitos da descrição de contingências durante a leitura de histórias sobre o comportamento de crianças entre 8 e 10 anos. No grupo 1, duas crianças foram expostas à uma história com desfecho positivo para o comportamento-alvo de pegar doces antes da festa (A) e, em seguida, outra história com desfecho aversivo (B). No grupo 2, outras duas crianças foram expostas às mesmas histórias na ordem inversa. No grupo 3, três crianças ouviram duas histórias (C e D) sobre festa de aniversário, mas sem menção do comportamento-alvo. Após cada leitura, as crianças eram deixadas em situação similar à descrita nas histórias. A frequência de comportamentos direcionados aos doces foi registrada, sendo maior após a leitura da história A do que após a leitura da história B. Sugere-se que a descrição das contingências durante a narração das histórias controlou o desempenho subsequente dos participantes. 

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Biografia do Autor

Christiana Gonçalves Meira de Almeida, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda  pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos