O social e o cultural na perspectiva histórico-cultural: tendências conceituais contemporâneas

Autores

  • Isadora Dias Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Lorena Brito da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Alexsandra Maria Sousa Silva Universidade Federal do Ceará
  • Jesus Garcia Pascual Universidade Federal do Ceará
  • Veriana de Fátima Rodrigues Colaço Universidade Federal do Ceará
  • Verônica Morais Ximenes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2016V22N3P814

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Social, Cultural

Resumo

Este artigo problematiza o uso dos conceitos “social” e “cultural”, apensos à Psicologia, como categorias teóricas centrais para pensar implicações que decorrem dos diversos significados que eles podem assumir nas práticas psicológicas. Trazemos questões que versam sobre a relação desses conceitos na teoria histórico-cultural, já que concepções diferentes têm reverberado historicamente na tessitura da práxis psicológica. É um estudo bibliográfico no qual tratamos do significado que autores contemporâneos atribuem às categorias “social” e “cultural” e tecemos relações entre essas ideias e a construção teórico-metodológica proposta por Vygotsky. Observamos que a ligação entre tais categorias se faz principalmente pela compreensão da dimensão histórica, uma vez que é a história que faz surgir, no social, a construção da cultura. Este estudo se faz relevante por trazer elementos úteis para problematização e compreensão mais consistente dos termos “social” e “cultural” e das práxis a eles associadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Dias Gomes, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - bolsista CAPES/Reuni

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco

Lorena Brito da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - bolsista FUNCAP

Graduada em psicologia pela Universidade Salvador (UNIFACS)

Integrante do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM)

Alexsandra Maria Sousa Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - bolsista FUNCAP

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará

Integrante do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM)

Jesus Garcia Pascual, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), 2005

Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica - RJ

Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula, 1980

⋅ Professor departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

⋅ Professor da graduação e pós-graduação de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Veriana de Fátima Rodrigues Colaço, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado na Universidade de Barcelona;

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 1978.

⋅ Professora Associado I da Universidade Federal do Ceará (UFC)

⋅ Professora da Graduação e do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Psicologia pela Universidad de Barcelona, com pós-doutorado em psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URFGS).

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

⋅ Professora da Graduação e do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC)

⋅ Coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM)

⋅ Pesquisadora em Produtividade do CNPq (PQ)

Downloads

Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos