Beleza, identidade e mercado
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2009v15n1p120Palavras-chave:
Palavras-chave, identidade, beleza, estigma, emancipação, discriminação. / Key words, identity, beauty, stigma, emancipation, discrimination. / Palabras-clave, identidad, belleza, emancipación, discriminaciónResumo
Resumo
Este artigo busca compreender um fenômeno contemporâneo aqui denominado de supervalorização da beleza: a intensa busca por atender a padrões de beleza corporal. Pela análise de contingências favorecedoras do surgimento e manutenção desse fenômeno, articulada com os conceitos de identidade e estigma, procura-se compreender a relevância desse fenômeno na construção da identidade de pessoas submetidas à sua pressão. Assim, o trabalho busca uma compreensão do universo simbólico em que essa supervalorização da beleza se dá e suas possíveis implicações na construção da identidade pessoal. Como possibilidades de posicionamento diante da demanda por beleza, o trabalho sugere quatro posições: submissão, rejeição, vias não emancipatórias de ação, e as posições de conformidade ou inconformidade, possíveis vias emancipatórias de relação com a supervalorização da beleza.
Abstract
The purpose of this research is to examine a current phenomenon, known as overvaluing beauty, and characterized by an intense attempt to comply with patterns of physical beauty. It aims to understand the relevance of that phenomenon in the formation of the personal identity of individuals under its pressure, by analyzing contingencies favorable to its emergence and maintenance, as well as the concepts of identity, stigma, and a model of social trans-evaluation. Thus, the research focuses on understanding the symbolic universe in which that overvaluing of beauty takes place, and its possible implications in the construction of the individual’s identity. It suggests four positions as possibilities to face the demand for beauty: submission and rejection as non-emancipating forms of action, and compliance and non-compliance as ways to emancipate the relationship with overvaluing beauty.
Resumen
Este artículo trata de entender un fenómeno actual, llamado de súper valoración de la belleza: la búsqueda activa para alcanzar patrones de belleza corporal. A través del análisis de las contingencias que ayudan a surgir y mantener este fenómeno, conjuntamente con los conceptos de identidad y estigma, se trató de entender la importancia del fenómeno en la construcción de la identidad de personas sometidas a su presión. De esta manera el trabajo trata de comprender el universo simbólico en el que esa súper valoración acontece y sus posibles implicaciones en la construcción de la identidad personal. Como posibilidades de colocarse frente a la exigencia de la belleza, el trabajo sugiere cuatro alternativas: sumisión, rechazo, caminos no emancipativos de acción y las posiciones de conformidad o inconformidad, posibles caminos libertadores de la relación con la súper valoración de la belleza.
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