Qualificação Profissional a Distância: Preditores da Elaboração de um Plano de Negócios

Autores/as

  • Thaís Zerbini Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo
  • Gardênia Abbad Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2010v16n1p138

Palabras clave:

Avaliação de Treinamento, Reações, Estratégias de Aprendizagem, Ambiente de Estudo, Plano de Negócios

Resumen

O objetivo do artigo é identificar variáveis preditoras de Transferência de Treinamento, medida em termos da proporção de participantes que elaboraram o plano de negócios ao final do curso-alvo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários digitalizados em três momentos: a) no meio do curso, com a aplicação do questionário Ambiente de Estudo e Procedimentos de Interação; b) ao final, com os questionários Estratégias de Aprendizagem, Reação aos Procedimentos Instrucionais e Reação ao Desempenho do Tutor; c) após seu término, momento no qual foi perguntado ao participante se ele havia ou não elaborado o plano de negócios. Foram realizadas análises de regressão logística. Os resultados indicaram que o participante que relatou a utilização mais freqüente da Estratégia de Aprendizagem Comportamental Busca de Ajuda Interpessoal e percebeu menor dificuldade quanto ao uso de Ferramentas de Interação foi também o que mais relatou ter Elaborado o Plano de Negócios.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thaís Zerbini, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo

Departamento de Psicologia e Educação

Gardênia Abbad, Universidade de Brasília

Instituto de Psicologia

Publicado

2010-09-13

Número

Sección

Artigos / Articles / Artículos