Percursos neurobiológicos do processo de decision-making: o papel das emoções no comportamento humano

Autores

  • Leonardo Ferreira Almada Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2010v16n1p199

Palavras-chave:

Neurociência afetiva, emoções e raciocínios morais, processos emocionais e cognitivos, neuroética, Epistemologia das Neurociências.

Resumo

Este artigo visa a defender a significação de algumas hipóteses neurobiológicas — acerca das relações dos raciocínios morais com as emoções — que se propõem depreender um caminho privilegiado para a compreensão objetiva e em bases causais do comportamento humano e do percurso neural que envolve o processo de decision-making. Ao mesmo tempo, proponho defender que, se processos emocionais e processos cognitivos têm percursos neurais próprios e particulares, também é verdade que, no âmbito dos raciocínios morais e da regulação do comportamento, há uma cooperação e integração funcional significativa, a qual inviabiliza a tradicional dicotomia ou subordinação entre processos cognitivos e processos emocionais na constituição do comportamento ético. A partir de consulta bibliográfica e busca pelo sistema Medline, pretendo demonstrar certa equiparação entre a Neurociência do Comportamento e certos postulados de Aristóteles, que já defende que nem todos os atos humanos são efetivamente livres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Almada, Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás

Leonardo Ferreira Almada é Professor Efetivo Adjunto I (Dedicação Exclusiva) da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Está em fase de registro e certificação institucional de seu Projeto de Pesquisa, intitulado "O papel das Relações Neurais de Interação e Integração entre Processos Emocionais e Processos Cognitivos nos Processos de Decision-Making: uma Perspectiva Ético-Epistemológica". Este Projeto de Pesquisa será subordinado ao "Núcleo de Epistemologia das Neurociências e da Psiquiatria e Neurociência da Ética", que registrará no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atualmente, está realizando seu Pós-Doutorado pela UNESP (Instituto de Biociências de Botucatu), com a pesquisa "A Proposta de uma Neurociência Afetiva: uma Análise Epistemológica da Taxonomia das Emoções Humanas elaboradas por Jaak Panksepp", supervisionada pelo Prof. Dr. Alfredo Pereira Junior, e tendo sido financiada pela FAPESP. É Doutor e Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Graduado em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Suas Pesquisas têm características Multi e Interdisciplinares, e se desenvolvem nas áreas da (i) Epistemologia das Neurociências e da Psiquiatria (Aspectos Filosóficos das Neurociências e Filosofia da Psiquiatria) e da (ii) Neurociência da Ética (Ética Prática e Aplicada). Atualmente, suas pesquisas buscam estabelecer uma análise acerca do (i) papel das relações neurais de interação e integração entre processos cognitivos e processos emocionais no comportamento moral e os (ii) aspectos neuropsicológicos que suportam os processos de decision-making. Em seus Blogs, é possível encontrar informações adicionais acerca de seus interesses investigativos e de seus Projetos de Pesquisa: http://leonardoalmadablog.blogspot.com e http://leonardoferreiraalmadapesquisa.blogspot.com

Downloads

Publicado

2010-09-13

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos