Percursos neurobiológicos do processo de decision-making: o papel das emoções no comportamento humano

Autores/as

  • Leonardo Ferreira Almada Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2010v16n1p199

Palabras clave:

Neurociência afetiva, emoções e raciocínios morais, processos emocionais e cognitivos, neuroética, Epistemologia das Neurociências.

Resumen

Este artigo visa a defender a significação de algumas hipóteses neurobiológicas — acerca das relações dos raciocínios morais com as emoções — que se propõem depreender um caminho privilegiado para a compreensão objetiva e em bases causais do comportamento humano e do percurso neural que envolve o processo de decision-making. Ao mesmo tempo, proponho defender que, se processos emocionais e processos cognitivos têm percursos neurais próprios e particulares, também é verdade que, no âmbito dos raciocínios morais e da regulação do comportamento, há uma cooperação e integração funcional significativa, a qual inviabiliza a tradicional dicotomia ou subordinação entre processos cognitivos e processos emocionais na constituição do comportamento ético. A partir de consulta bibliográfica e busca pelo sistema Medline, pretendo demonstrar certa equiparação entre a Neurociência do Comportamento e certos postulados de Aristóteles, que já defende que nem todos os atos humanos são efetivamente livres.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Ferreira Almada, Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás

Leonardo Ferreira Almada é Professor Efetivo Adjunto I (Dedicação Exclusiva) da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Está em fase de registro e certificação institucional de seu Projeto de Pesquisa, intitulado "O papel das Relações Neurais de Interação e Integração entre Processos Emocionais e Processos Cognitivos nos Processos de Decision-Making: uma Perspectiva Ético-Epistemológica". Este Projeto de Pesquisa será subordinado ao "Núcleo de Epistemologia das Neurociências e da Psiquiatria e Neurociência da Ética", que registrará no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atualmente, está realizando seu Pós-Doutorado pela UNESP (Instituto de Biociências de Botucatu), com a pesquisa "A Proposta de uma Neurociência Afetiva: uma Análise Epistemológica da Taxonomia das Emoções Humanas elaboradas por Jaak Panksepp", supervisionada pelo Prof. Dr. Alfredo Pereira Junior, e tendo sido financiada pela FAPESP. É Doutor e Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Graduado em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Suas Pesquisas têm características Multi e Interdisciplinares, e se desenvolvem nas áreas da (i) Epistemologia das Neurociências e da Psiquiatria (Aspectos Filosóficos das Neurociências e Filosofia da Psiquiatria) e da (ii) Neurociência da Ética (Ética Prática e Aplicada). Atualmente, suas pesquisas buscam estabelecer uma análise acerca do (i) papel das relações neurais de interação e integração entre processos cognitivos e processos emocionais no comportamento moral e os (ii) aspectos neuropsicológicos que suportam os processos de decision-making. Em seus Blogs, é possível encontrar informações adicionais acerca de seus interesses investigativos e de seus Projetos de Pesquisa: http://leonardoalmadablog.blogspot.com e http://leonardoferreiraalmadapesquisa.blogspot.com

Publicado

2010-09-13

Número

Sección

Artigos / Articles / Artículos