Contribuições para o estudo da adolescência sob a ótica de Winnicott para a Educação

Authors

  • Daniella Machado de Oliveira
  • Leopoldo Pereira Fulgencio PUCCAMP

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2010v16n1p64

Keywords:

Adolescência, identidade, educação

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas das contribuições de Winnicott sobre a fase da adolescência, com vistas, especialmente para o trabalho dos educadores de adolescentes. Winnicott enfatiza a adolescência como um período em que o jovem é, essencialmente, imaturo, um ser isolado, que não aceita falsas soluções e que procura sentir-se real, buscando experiências para isso. Apoiado na sua teoria do amadurecimento afetivo mostra-se tanto as dinâmicas presentes no amadurecimento do adolescente quanto quais as funções que se espera que um ambiente adequado (familiar, escolar, cultural) deve realizar para sustentar este amadurecimento. São estas formulações, dentre outras, dirigidas à adolescência que serão explicadas neste artigo. Com este estudo, espera-se contribuir por meio deste recorte da obra de Winnicott, para a compreensão dos adolescentes, seja para eles mesmos seja para pais, professores e todos aqueles que lidam com eles.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniella Machado de Oliveira

Atenção: O trabalho foi recebido dia 17/02/2009. O mesmo foi avaliado sendo um parecer: Aceito.

Estamos aguardando a avaliação final da professora Claisy Marino, que encontrava-se no exterior.

Published

2010-09-13

Issue

Section

Artigos / Articles / Artículos