Fenótipo Neuropsicológico de Crianças com Síndrome de Down

Autores

  • Rosália Carmen de Lima Freire Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Nietsnie de Souza Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Izabel Hazin Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p354

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Fenótipo Neuropsicológico, Avaliação Neuropsicológica.

Resumo

A Síndrome de Down (SD) é a causa genética mais comum de deficiência intelectual, com incidência aproximada de um para cada 800 nascimentos vivos. A presença do cromossomo extra 21 (ou de regiões críticas dele) associada a esta síndrome, e a consequente alteração na dosagem gênica, são responsáveis por diversas anormalidades estruturais e funcionais no sistema nervoso destas crianças, evidenciadas pelo atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e comprometimento da capacidade intelectiva. Alterações nos domínios da linguagem e memória são acentuadas e acabam dificultando a aprendizagem. Por outro lado, habilidades visuoespaciais são apontadas como pontos fortes destas crianças. Os aspectos supracitados constituem um padrão de alterações e capacidades característicos da SD denominado fenótipo neuropsicológico. Neste artigo será apresentada uma revisão de literatura das pesquisas que têm sido desenvolvidas acerca dos aspectos neuropsicológicos da SD, e que vêm contribuindo para caracterizar o fenótipo neuropsicológico de crianças com esta síndrome.

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Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos