O desenvolvimento da habilidade de assertividade e a convivência na escola

Autores

  • Denise da Silva Maia Colégio Israelita Brasileiro (CIB).
  • Marcela Bortolini

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p373

Palavras-chave:

-

Resumo

A escola é uma das influências mais significativas na formação das crianças, visto que contribui para o seu desenvolvimento por meio do ensino de comportamentos, habilidades e valores. A aquisição de habilidades sociais, como a assertividade, inicia na infância e constitui-se como importante fator de proteção de problemas emocionais e comportamentais. O presente artigo é um relato de experiência profissional referente ao desenvolvimento da habilidade de assertividade com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I do Colégio Israelita Brasileiro. O trabalho com a habilidade de assertividade mostrou-se essencial diante dos conflitos presentes no âmbito escolar, visto que possibilitou reflexões, autoconhecimento e mudanças de comportamento pelos alunos. Constata-se que projetos destinados à promoção de habilidades sociais na infância atuam na prevenção de problemas futuros.

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Biografia do Autor

Denise da Silva Maia, Colégio Israelita Brasileiro (CIB).

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). É especialista em Psicopedagogia e em Psicologia Escolar/Educacional. Atualmente é coordenadora educacional do Colégio Israelita Brasileiro e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É consultora dos Arquivos Brasileiros de Psicologia - ABP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, psicologia escolar e psicopedagogia.

Marcela Bortolini


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Publicado

2013-06-05

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos