Linha de Passe: adolescência e imaginário em um filme brasileiro

Autores/as

  • Aline Vilarinho Montezi Universidade de São Paulo
  • Tomíris Forner Barcellos Universidade de São Paulo
  • Fabiana Follador Ambrósio Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Tânia Maria José Aiello-Vaisberg Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2013v19n1p74

Palabras clave:

Adolescência, Imaginário Social, Pesquisa Psicanalítica, Cinema, Precariedade Social.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo estudar o imaginário social sobre aadolescência, concebida como fenômeno socialmente produzido, deimportantes ressonâncias emocionais. Metodologicamente, configura-seao redor da abordagem psicanalítica da obra cinematográfica “Linha depasse”, desde uma perspectiva teórica afinada com a psicologia concretada conduta, defendida por Bleger e Politzer. Utiliza como material umanarrativa transferencial, elaborada com base na estrita observância dasregras constitutivas do método psicanalítico, tendo em vista a produçãointerpretativa de campos de sentido afetivo (emocional ou inconscientesrelativos). Apresenta e discute a criação/encontro de três camposdenominados “Temos mãe”, “Precisamos de (mais) alguém” e “Viveré lutar”, segundo os quais se organiza a experiência dos personagensadolescentes. Conclui que o filme retrata, de modo claro e preciso, umimaginário compartilhado por parte da população brasileira com acessoà produção cultural, que reconhece que o processo de tornar-se adultoseria singularmente penoso pela ausência paterna e por falta de holdingsocial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Vilarinho Montezi, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia e Psicóloga pela PUC-Campinas, integrante do Grupo de Pesquisa CNPQ/USP Psicopatologia, Psicanálise e Sociedade.

Tomíris Forner Barcellos, Universidade de São Paulo

Mestranda em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, bolsista CAPES, integrante do Grupo de Pesquisa CNPQ/USP Psicopatologia, Psicanálise e Sociedade.

Fabiana Follador Ambrósio, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Psicologia e Psicóloga pela Universidade de São Paulo, bolsista Capes de doutorado pela PUC-Campinas

Tânia Maria José Aiello-Vaisberg, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Livre Docente pelo Instituto de Psicologia da USP; Orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia do IPUSP e da PUCCAMP; Coordenadora da ‘Ser e Fazer’: Oficinas Psicoterapêuticas de Criação e do NEW - Núcleo de Estudos Winnicottianos de São Paulo.

 

 

Publicado

2013-09-18

Número

Sección

Artigos / Articles / Artículos