OS FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA ENQUANTO CIÊNCIA E DISCIPLINA ESCOLAR: paradigmas e orientações delineadoras
Palavras-chave:
Disciplina Escolar. Conhecimento Científico. Ensino de História.Resumo
Neste artigo disserta-se sobre o surgimento da História enquanto disciplina escolar, e os diversos paradigmas que nortearam e norteiam o ensino da disciplina em sua materialização em sala de aula. Procura-se o entendimento dos paradigmas da História enquanto área do conhecimento humano e disciplina escolar, desde a concepção grega, passando pelas perspectivas positivista, marxista e da Escola dos Annales. Procura-se estabelecer a relação entre a História enquanto disciplina escolar e a produção científica em diversas temporalidades. Procura-se ressaltar o caráter dinâmico e contínuo da construção histórica, bem como a importância da tríade educar, ensinar e formar na docência da disciplina.Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Sobre a Revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
BEZERRA, Holien G. Estudo de história: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro. (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2010. p. 37-48.
BITTENCOURT, Circe. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História. In: BITTENCOURT, Circe. (Org.). O saber histórico na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 1998. P.11-27.
BURKE, Peter. História e teoria social. 2.ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
CARR, Edward Hallett. Que é história. 5.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
DOLL JÚNIOR, William E . Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
HOBSBAWN, Eric. Sobre história. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
JANOTTI, Maria de Lourdes M. História, política e ensino. In: O saber Histórico na sala de aula. BITTENCOURT, Circe. (Org). 2 ed. São Paulo: Editora Contexto, 1998. p.42-53.
MARX, Karl; ENGELS, Friederich. O manifesto comunista. 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
ORIÁ, Ricardo. Memória e ensino de História. In: BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 1998. p.128-148.
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla B. Por uma história prazerosa e consequente. In: KARNAL, Leandro. (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6.ed. São Paulo: Editora Contexto, 2010. p. 17-20.
POMER, Leon. O surgimento das nações. 10. ed. São Paulo: Editora Atual, 2001.
REIS, José C. A história entre a filosofia e a ciência. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SCHIMDT, Maria A. A formação do professor de história e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. 2 ed. São Paulo: Editora Contexto, 1998. p. 54-66.
SCHIMDT, Maria A; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Editora Scipione, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.