OS FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA ENQUANTO CIÊNCIA E DISCIPLINA ESCOLAR: paradigmas e orientações delineadoras

Autores

  • Thiago Luiz dos Santos Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Palavras-chave:

Disciplina Escolar. Conhecimento Científico. Ensino de História.

Resumo

Neste artigo disserta-se sobre o surgimento da História enquanto disciplina escolar, e os diversos paradigmas que nortearam e norteiam o ensino da disciplina em sua materialização em sala de aula. Procura-se o entendimento dos paradigmas da História enquanto área do conhecimento humano e disciplina escolar, desde a concepção grega, passando pelas perspectivas positivista, marxista e da Escola dos Annales. Procura-se estabelecer a relação entre a História enquanto disciplina escolar e a produção científica em diversas temporalidades. Procura-se ressaltar o caráter dinâmico e contínuo da construção histórica, bem como a importância da tríade educar, ensinar e formar na docência da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Luiz dos Santos Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutorando em Educação pela PUC Minas. Mestre em Educação pela PUC Minas. Atualmente professor do Departamento de História da PUC Minas.

Referências

ARENDT, Hannah. Sobre a Revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

BEZERRA, Holien G. Estudo de história: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro. (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2010. p. 37-48.

BITTENCOURT, Circe. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História. In: BITTENCOURT, Circe. (Org.). O saber histórico na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 1998. P.11-27.

BURKE, Peter. História e teoria social. 2.ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

CARR, Edward Hallett. Que é história. 5.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

DOLL JÚNIOR, William E . Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

HOBSBAWN, Eric. Sobre história. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

JANOTTI, Maria de Lourdes M. História, política e ensino. In: O saber Histórico na sala de aula. BITTENCOURT, Circe. (Org). 2 ed. São Paulo: Editora Contexto, 1998. p.42-53.

MARX, Karl; ENGELS, Friederich. O manifesto comunista. 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

ORIÁ, Ricardo. Memória e ensino de História. In: BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 1998. p.128-148.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla B. Por uma história prazerosa e consequente. In: KARNAL, Leandro. (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6.ed. São Paulo: Editora Contexto, 2010. p. 17-20.

POMER, Leon. O surgimento das nações. 10. ed. São Paulo: Editora Atual, 2001.

REIS, José C. A história entre a filosofia e a ciência. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SCHIMDT, Maria A. A formação do professor de história e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. 2 ed. São Paulo: Editora Contexto, 1998. p. 54-66.

SCHIMDT, Maria A; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Editora Scipione, 2004.

Downloads

Publicado

2015-12-01