AÇÕES INVESTIGATIVAS E DIDÁTICAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO DA CARTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Amanda Eugênio Mourão Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Elizabeth Efigênia Lucas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Palavras-chave:

Cartografia. Didática de ensino. ArcGis.

Resumo

Este artigo trata da importância fundamental do ensino da Cartografia na Geografia, estudando o espaço em todas as suas dimensões e formas de abordagem no ensino médio. Tal estudo possui grande relevância por buscar compreender como se dão as relações do homem no espaço e construir reflexões acerca das didáticas adotadas em sala de aula. Dessa forma pretende-se incentivar a capacidade de percepção e crítica do espaço em que vivem. O PIBID vem intermediar um diálogo com propostas que buscam a participação do aluno no processo de produção do conhecimento geográfico, possibilitando contato, utilização de instrumentos além de palestras, objetivando despertar o interesse e a busca dessa aprendizagem. Espera-se alcançar uma maximização da percepção pelos alunos do lugar que ocupam e constroem, além da compreensão do âmbito que envolve o estudo Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Eugênio Mourão, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Possui Ensino Médio pelo Centro de Desenvolvimento Agrário de Florestal (2012). Graduanda em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Geografia.

Elizabeth Efigênia Lucas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Atualmente cursando graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Núcleo Universitário Coração Eucarístico - Belo Horizonte (MG). Realiza estágio no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na Escola Estadual Cândido Portinari.

Referências

ABREU, Paulo Roberto F.; CARNERO, Andrea F.T. A educação cartográfica na formação dos professores de Geografia em Pernambuco. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, v.1, n. 58, abr. 2006.

CARVALHO, Edílson Alves de; ARAÚJO, Paulo César de. Cartografia aplicada ao ensino da Geografia. Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas I, Universidade Estadual da Paraíba; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa Universidade a Distância – UNIDIS Grad, 2008, p.1-10.

CASTRO, José Flávio Morais. História da cartografia e cartografia sistemática. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2012.

SEGAT, Taciana Camera; Claiton José Grabauska. Ações investigativas e colaborativas no processo de formação de professores e nas práticas em educação infantil. Santa Maria: Revista do Centro de Educação – UFSM, 2004, v. 29, n.1, jan.-jun. Artigo de periódico.

Downloads

Publicado

2015-12-01