A Influência dos Fatores de Textualidade na Revisão de Textos

Autores

Resumo

A tarefa do revisor de textos não se limita à correção gramatical. Considerar outros aspectos, como as condições de produção textual e os objetivos pretendidos pelo autor do texto, também faz parte do processo de revisão. Da mesma forma, é imprescindível para o revisor compreender a textualidade, que faz um texto ser o que é e não somente um emaranhado de palavras. O presente artigo, então, tem como objetivo abordar os fatores de textualidade descritos por Robert de Beaugrande e Wolfgang Dressler: coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade. A fim de se obter os dados necessários para este artigo, foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros e sites confiáveis. Partindo dessa pesquisa, foi feita uma análise geral de cada um dos fatores de textualidade e, em seguida, optou-se por enfatizar os fatores semântico-formais e demonstrar, através de dois textos, como o revisor solucionaria eventuais problemas de coesão e coerência. Após essa análise, a abordagem foi direcionada ao revisor e à sua área de atuação. 

 

Palavras-chave: Texto. Textualidade. Fatores de textualidade. Revisor de textos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANITELLI, Fernando. Xanéu Nº 5. 2008. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/o-teatro-magico/1281861/>. Acesso em: set. 2015.

BEAUGRANDE, Robert de & DRESSLER, Wolfgang. Introduction to Text Linguistics. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/127440992/105371243-Introduction-to-Text-Linguistics-Beaugrande-1-pdf>. Acesso em: jan. 2015.

BRISSAUD, Sophie. La lecture angoissée ou la mort du correcteur. 1998. Tradução de Sandra Baldessin. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Revisor_de_textos>. Acesso em: jun. 2015.

BROWNE, Dik. Hagar, o horrível. Disponível em: <http://tirashq.com.br/dik-browne/page/8/>. Acesso em: jun. 2016.

CAVALCANTE, Marina Pereira. Os desafios da produção textual e a importância do revisor na análise de textos. Brasília, 2011.

COELHO NETO, Aristides. Além da revisão: critérios para revisão textual. 2. ed. Brasília: Editora Senac, 2008.

COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e Textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FERNANDES, Nohad Mouhanna. O ensino/aprendizagem da produção textual na quinta série do ensino fundamental: análise do processo e do produto. 1999. 222 f. Dissertação (Mestrado em Linguística aplicada na área de ensino/aprendizagem de Língua Materna Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 1999. Disponível em: . Acesso em: fev. 2015.

GUIMARÃES, Elisa. Texto, discurso e ensino. São Paulo: Contexto, 2009.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss eletrônico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. Versão 3.0. [CD-ROM]. 2009.

KOCH, Ingedore. Ler e Compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006

_______. O texto e a construção dos sentidos. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

_______; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2015.

LOBATO, Monteiro. In: FREITAS, Thiago. Meus erros dos outros. Ago. 2010. Disponível em: <https://thiagofreitas.wordpress.com/2010/08/16/meus-erros-dos-outros/>. Acesso em: jun. 2016.

MANUAL de Comunicação da Secom. Números. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/redacao-e-estilo/estilo/numero>. Acesso em: fev. 2016.

MANUAL de Redação, PUCRS. Disponível em: <http://pucrs.br/manualred/maiusculas.php>. Acesso em: mar. 2015.

MARTINS, Eduardo. Manual de Redação e Estilo. Disponível em: <http://area50.estadao.com.br/manualredacao/esclareca/maiusculaseminusculas.shtm>. Acesso em: mar. 2015.

PROCON faz vistoria para verificar irregularidades nos trens. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/transito/noticia/2013/09/procon-faz-vistoria-para-verificar-irregularidades-nos-trens.html>. Acesso em: set. 2014.

QUEM somos. Site da SuperVia. Disponível em: <http://www.supervia.com.br/pt-br/empresa/quem-somos>. Acesso em: set. 2014.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

2017-12-21