Considerações acerca da subjetividade e espiritualidade em Foucault

Autores

Palavras-chave:

subjetividade, espiritualidade, Foucault

Resumo

Neste artigo, parte-se da ideia de que, por um lado, os fundamentos da crítica Foucaltiana constituem ferramenta adequada para pensar um acesso à lógica da situação do mundo contemporâneo e, por outro lado, devido à natureza mesma dos problemas sendo investigados –  as alterações na forma dos poderes dominantes –, não se espera que aqueles fundamentos sejam meramente confirmados através do seu contato com as especificidades da contemporaneidade. Tratar-se-á de provocar um atrito entre realidade contemporânea e teoria  Foucaltiana, de modo a salientar as marcas distintivas da primeira, e entender e circunscrever as limitações desta última, principalmente na realidade de esclarecer a alienação educacional. Nesse sentido, a discussão a respeito da subjetividade e espiritualidade, dos conceitos conexos de verdade e liberdade de ideologia, será realizada através de confrontação do pensamento Foucaultiano a respeito das  realidades operadas nos planos midiático, político, jurídico, econômico e militar, dentre outros poderes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa, UMESP

O autor é sociólogo, historiador e mestre em filosofia pela UNESP, doutorando em ciências da religião pela UMESP, doutorando em ciencias sociais pela UNESP . advogado atuante em direitos humanos formado pela ITE OAB/SP314.525, é professor do IFSP nas áreas de antropologia e sociologia. e-mail: adv.otavio@ymail.com - Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1237323566665797

Referências

DE CERTEAU, M. Artes de fazer, a invenção do cotidiano, 3. ed. Ed. Vozes. 1998

ESCOBAR, Carlos Henrique de. (org.). Michel Foucault: O dossier – últimas entrevistas. Rio de Janeiro: Taurus, 1984. p. 71-73.

FOUCAULT, M.Des espaces autres. In: Dits e Écrits, tome 2: 1976-1988. Paris: Gallimard, 2001. p.1571-1581.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas – Uma Arqueologia das Ciências Humanas.São Paulo: Martins Fontes. 1990

FOUCAULT, Michel. História da loucura na idade clássica. São Paulo: Perspectiva, 1978.

FOUCAULT, Michel. O cuidado com a verdade. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004 (Ditos e escritos; V). p. 244.

FOUCAULT, Michel. O uso dos prazeres e as técnicas de si. Ditos e Escritos, volume V: Ética, sexualidade, política. Tradução: Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. 3. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta; Tradução Elisa Monteiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008 (Ditos e Escritos; II).

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis, RJ: Vozes. 2005.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis: Vozes, 1992.

LINDEZ, J. V. Sabedoria e Sábios em Israel. Edições Loyola, SP-SP, 1999.

RIBEIRO, Darcy. Diários Índios: os Urubus-Kaapor. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. 17. ed., Rio de Janeiro: Recorde, 2008.

TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2019-12-06