PRÁTICAS DISCURSIVAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES NOS CAMPOS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E LETRAS:
diálogos entre saberes
Palavras-chave:
Letramento acadêmico. Práticas de escrita. Domínios disciplinaresResumo
Sob uma perspectiva metodológica de natureza qualitativa e interpretativa, à luz de estudos oriundos de aportes teóricos de base discursivo-dialógica (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2010) e dos estudos culturais do letramento (KLEIMAN, 1995, 2016; STREET, 2014), a pesquisa apresentada neste artigo objetivou examinar práticas de escrita acadêmica próprias das áreas de conhecimento de Letras e Ciências Biológicas, a fim de apreender, nos processos formativo e profissional, as relações que os graduandos estabelecem com os textos teóricos e metodológicos e com os documentos parametrizadores de cada domínio. Além do exame dos processos que cercam a leitura e a produção dos gêneros mobilizados na esfera formativa (artigos, projetos de pesquisa, resumos), procedeu-se também à análise dos dados emergentes das entrevistas de grupo focal (GF) e dos questionários respondidos pelos sujeitos participantes, graduandos de Letras e de Ciências Biológicas. A análise dos dados em cotejo permitiu apontar que a relação dos graduandos com suas áreas de conhecimento ocorre de maneiras diferentes, tendo em vista as especificidades dos objetos de estudo e as práticas discursivas demandadas no processo formativo de cada campo disciplinar.
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