CALOR HUMANO:

a Máscara Rubra do Instinto

Autores

  • Isabella Cristina Lopes Rocha

Palavras-chave:

Clarice Lispector. Calor Humano. Morfossintaxe. Maria Beatriz Decat. Desgarramento.

Resumo

Designo a este ensaio o objetivo de analisar a estrutura semântica e morfossintática da crônica “Calor Humano” de Clarice Lispector, publicada originalmente em 13 de janeiro de 1968 pelo Jornal do Brasil do Rio de Janeiro. Para tal, há de se recorrer a bases teóricas linguísticas como as de Maria Beatriz Decat, acadêmicas, de Yudith Rosenbaum e Simone Curi, e vertentes psicanalíticas diversas. À vista disso, amparo a análise no pressuposto de que a relação oracional no texto, em que predomina o desgarramento, espelha o movimento e a sinestesia articulados poeticamente na narrativa, e são essenciais para a construção do efeito de sentido.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORNHEIM, Gerd A. O Sentido e a Máscara. São Paulo: Perspectiva. 1969.
CÂNDIDO, Antônio et al. A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 1976.
CHAUÍ, Marilena. Desejo, Paixão e Ação na Ética de Espinosa. [S. l.]: Companhia das Letras, 2011.
CURI, Simone Ribeiro Costa. A Escritura Nômade em Clarice Lispector. Orientadora: Ana Luiza Andrade. 1998. 183 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Centro de Comunicação e Expressão, 1998.
DECAT, Maria Beatriz Nascimento. O ‘Desgarramento’ como Estratégia de Focalização em Língua Portuguesa. Anais do Grupo de Pesquisa CCO-Conectivos e Conexão de Orações, v. 2, 2019.
DECAT, Maria Beatriz Nascimento. Orações Relativas Apositivas: SNs ‘Soltos’ como Estratégia de Focalização e Argumentação. Veredas: Revista de Estudos Linguísticos, v. 8, n. 1 e 2, 2005.
FREUD, S. O Mal-Estar na Cultura. Tradução de Renato Zwick. Porto Alegre: L&PM. 1930, 2010.
GUERTZENSTEIN, Daniela Susana Segre. As Cores das Escrituras Hebraicas na Literatura Rabínica. Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG, v. 12, n. 22, 2018. p. 57-67.
LISPECTOR, Clarice. A Descoberta do Mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
MOISÉS, Carlos Felipe. Clarice Lispector: ficção em crise. Remate de Males. v. 9. 1989. p. 153-160.
OLIVEIRA, Nicolas Pelicioni de. O Espírito Livre e a Crítica ao Conceito de Consciência em Nietzsche Relacionados à Concepção do Mundo Presente na Obra de Clarice Lispector. Olho d'água. v. 10, n. 2, 2019.
PEIXOTO, Marta. Passionate fictions: gender, narrative, and violence in Clarice Lispector. University of Minnesota Press, 1994.
ROSENBAUM, Yudith. Clarice Lispector. [S. l.]: Publifolha, 2002.
TOMLIN, Russell S. (ed.). Coherence and Grounding in Discourse: Outcome of a Symposium, Eugene, Oregon, June 1984. John Benjamins Publishing, 1987.

Downloads

Publicado

2022-07-09