MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE IMPLICAÇÕES DE PRÁTICAS DE LINGUAGEM DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NA EVASÃO DOS CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES A DISTÂNCIA

Autores

  • Daniel dos Santos Rocha
  • Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza
  • Ivanda Maria Martins Silva

Palavras-chave:

Materiais didáticos. Ensino a Distância. Ensino técnico profissionalizante.

Resumo

Diversos autores têm apontado a necessidade de se estabelecer uma relação de proximidade na construção dos materiais didáticos da educação a distância. Esse estudo tem o objetivo de sondar quantos estudos, quais métodos, de quais instituições e de quais níveis de escolaridade estão sendo produzidos. A pesquisa revelou que ainda são poucos os estudos que investigam a relação entre as práticas de linguagem de materiais didáticos para cursos a distância, sobretudo voltados especificamente para o ensino técnico profissionalizante a distância, havendo um número maior de trabalhos voltados para essa investigação no contexto dos cursos superiores de licenciatura e bacharelado. Fica evidenciado que a área se revela como um promissor e desafiador campo de pesquisa para os próximos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Jeane Marta Guedes; GIMENEZ, Viviana; MARTINS, Ivanda. Produção de materiais didáticos para educação a distância na UAB: interfaces com o gênero discursivo mediacional. Rede de Aprendizagens, v. 2, n. 1, p. 34-34, 2017.
ÁVILA, Jaqueline de et al. Guia de boas práticas para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para educação a distância: o caso do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE-UFSC). 2016.
FERRARI, Fernanda Barbosa; MARTINS, Ronei Ximenes. Processos de Produção de Material Didático para Cursos a Distância e Matriz de Design Instrucional. In: ESUD 2011 – VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2011.
FIGUEIREDO, Carolina Finamore de. Materiais didáticos impressos para educação a distância: construindo boas práticas. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). Anais do CIET: EnPED: 2020.
HERMONT, Arabie Bezri; ASSUMPÇÃO, Solange Bonomo. Educação a distância: como revisar os materiais didáticos. Scripta, v. 14, n. 26, p. 179-194, 2010.
HORN, V. A linguagem do material impresso de cursos a distância. Revista da FAEEBA - Educação e contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 119-130, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1032. Acesso em: 29 jun. 2021.
JAMUR, Helenice Ramires; SILVA BRITO, Glaucia da. Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo. Ação Midiática–Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 2, n. 12, p. 305-324, 2016.
LACERDA PIRES, Carolina Leal de. A elaboração de materiais didáticos no contexto da educação a distância. Cadernos do IL, n. 44, p. 165-184, 2012.
LIMA, Carolina Costa de Oliveira. Elaboração de instrumento de apoio à produção de infografia em materiais didáticos de educação a distância sob aspectos do design da informação. 2014. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Marcos (ed.). Educação a distância: o estado da arte. Pearson, 2012.
LOPES, Inara Erice de Souza Alves Raulino. Material didático impresso para educação a distância: análise e percepção de estudantes do curso técnico em administração do IFPI. 2016. 193 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
MENDES, Jacqueline; MÓL, Gerson; CARNEIRO, Maria. Imagens na Educação a Distância: percepção de um grupo de autores de materiais didáticos para Educação de Jovens e Adultos. CIAIQ 2017, v. 1, 2017.
NASCIMENTO, Juçara Zanoni do; BRUN, Edna Pagliari. Guias didáticos do aluno: uma análise sobre a construção do conhecimento por meio da linguagem em materiais didáticos em contexto de ensino e aprendizagem na modalidade de educação a distância. Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens-UFMS, v. 21, n. 41, p. 71-110, 2017.
PRETI, Oreste. Desafios na produção de material didático impresso no programa UAB em Moçambique. LYALOSHO: Revista Científica de EAD, v. 1, 2017.
SILVA, Ivanda Maria Martins. Elaboração de materiais didáticos impressos para Educação a Distância. Eutomia, v. 1, n. 07, 2011.
SILVA, Ivanda Maria Martins; CALADO, Ednara Félix Nunes; SILVA, Ana Paula Teixeira Bruno; MOTA, Adalmeres Cavalcante da. Materiais didáticos para educação a distância: percepções de estudantes da UFRPE/UAEADTEC. In: 24° CIAED Congresso Internacional Abed de Educação a Distância, 24, 2018, Recife. Anais [...]. Recife: Abed, 2018. p. 1-10. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2018/anais/trabalhos/8546.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.
ZANETTI, A. A elaboração de materiais didáticos para educação a distância. CEAD/UFJF, Juiz de fora, 2015. Disponível em: http://www.cead.ufjf.br/wp-content/uploads/2009/02/media_biblioteca_elaboracao_materiais.pdf. Acesso em: 25 jun. 2021

Downloads

Publicado

2022-07-09