MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE IMPLICAÇÕES DE PRÁTICAS DE LINGUAGEM DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NA EVASÃO DOS CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Materiais didáticos. Ensino a Distância. Ensino técnico profissionalizante.Resumo
Diversos autores têm apontado a necessidade de se estabelecer uma relação de proximidade na construção dos materiais didáticos da educação a distância. Esse estudo tem o objetivo de sondar quantos estudos, quais métodos, de quais instituições e de quais níveis de escolaridade estão sendo produzidos. A pesquisa revelou que ainda são poucos os estudos que investigam a relação entre as práticas de linguagem de materiais didáticos para cursos a distância, sobretudo voltados especificamente para o ensino técnico profissionalizante a distância, havendo um número maior de trabalhos voltados para essa investigação no contexto dos cursos superiores de licenciatura e bacharelado. Fica evidenciado que a área se revela como um promissor e desafiador campo de pesquisa para os próximos estudos.
Downloads
Referências
ÁVILA, Jaqueline de et al. Guia de boas práticas para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para educação a distância: o caso do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE-UFSC). 2016.
FERRARI, Fernanda Barbosa; MARTINS, Ronei Ximenes. Processos de Produção de Material Didático para Cursos a Distância e Matriz de Design Instrucional. In: ESUD 2011 – VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2011.
FIGUEIREDO, Carolina Finamore de. Materiais didáticos impressos para educação a distância: construindo boas práticas. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). Anais do CIET: EnPED: 2020.
HERMONT, Arabie Bezri; ASSUMPÇÃO, Solange Bonomo. Educação a distância: como revisar os materiais didáticos. Scripta, v. 14, n. 26, p. 179-194, 2010.
HORN, V. A linguagem do material impresso de cursos a distância. Revista da FAEEBA - Educação e contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 119-130, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1032. Acesso em: 29 jun. 2021.
JAMUR, Helenice Ramires; SILVA BRITO, Glaucia da. Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo. Ação Midiática–Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 2, n. 12, p. 305-324, 2016.
LACERDA PIRES, Carolina Leal de. A elaboração de materiais didáticos no contexto da educação a distância. Cadernos do IL, n. 44, p. 165-184, 2012.
LIMA, Carolina Costa de Oliveira. Elaboração de instrumento de apoio à produção de infografia em materiais didáticos de educação a distância sob aspectos do design da informação. 2014. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Marcos (ed.). Educação a distância: o estado da arte. Pearson, 2012.
LOPES, Inara Erice de Souza Alves Raulino. Material didático impresso para educação a distância: análise e percepção de estudantes do curso técnico em administração do IFPI. 2016. 193 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
MENDES, Jacqueline; MÓL, Gerson; CARNEIRO, Maria. Imagens na Educação a Distância: percepção de um grupo de autores de materiais didáticos para Educação de Jovens e Adultos. CIAIQ 2017, v. 1, 2017.
NASCIMENTO, Juçara Zanoni do; BRUN, Edna Pagliari. Guias didáticos do aluno: uma análise sobre a construção do conhecimento por meio da linguagem em materiais didáticos em contexto de ensino e aprendizagem na modalidade de educação a distância. Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens-UFMS, v. 21, n. 41, p. 71-110, 2017.
PRETI, Oreste. Desafios na produção de material didático impresso no programa UAB em Moçambique. LYALOSHO: Revista Científica de EAD, v. 1, 2017.
SILVA, Ivanda Maria Martins. Elaboração de materiais didáticos impressos para Educação a Distância. Eutomia, v. 1, n. 07, 2011.
SILVA, Ivanda Maria Martins; CALADO, Ednara Félix Nunes; SILVA, Ana Paula Teixeira Bruno; MOTA, Adalmeres Cavalcante da. Materiais didáticos para educação a distância: percepções de estudantes da UFRPE/UAEADTEC. In: 24° CIAED Congresso Internacional Abed de Educação a Distância, 24, 2018, Recife. Anais [...]. Recife: Abed, 2018. p. 1-10. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2018/anais/trabalhos/8546.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.
ZANETTI, A. A elaboração de materiais didáticos para educação a distância. CEAD/UFJF, Juiz de fora, 2015. Disponível em: http://www.cead.ufjf.br/wp-content/uploads/2009/02/media_biblioteca_elaboracao_materiais.pdf. Acesso em: 25 jun. 2021
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.