DESCALABROS PARA A CONSCIÊNCIA DE CLASSE OCASIONADOS PELO NOVO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Consciência de classe; Novo programa de ensino médio brasileiro.Resumo
Ensaio sobre a desconstrução da consciência de classe pelo novo programa de ensino médio e os consequentes prejuízos para o exercício da cidadania.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. In: WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia (colaboradores). Vade mecum compacto. São Paulo: Saraiva, 2021.
BRASIL. Decreto-Lei nº 236 (1967). In: WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia (colaboradores). Vade mecum compacto. São Paulo: Saraiva, 2021.
BRASIL. Decreto-Lei nº 869 (1968). In: WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia (colaboradores). Vade mecum compacto. São Paulo: Saraiva, 2021.
BRASIL. Lei nº 11.684 (2008). In: WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia (colaboradores). Vade mecum compacto. São Paulo: Saraiva, 2021.
BRASIL. Lei nº 13.415 (2017). In: WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia (colaboradores). Vade mecum compacto. São Paulo: Saraiva, 2021.
BRASIL. Lei nº 14.113 (2020). In: WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia (colaboradores). Vade mecum compacto. São Paulo: Saraiva, 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394 (1996). In: WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia (colaboradores). Vade mecum compacto. São Paulo: Saraiva, 2021.
BRASIL. Medida Provisória nº 746 (2016). In: WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia (colaboradores). Vade mecum compacto. São Paulo: Saraiva, 2021.
CONTALDO, Sílvia Maria de. Novo ensino médio? Revista Puc Minas (on-line), n. 15, p. 12-13, jul. 2017. ISSN: 2525-4731.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Vol. 1, tomo 2. Tradução de Regis Barbosa e Flávio Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A sagrada família ou a crítica da crítica crítica: contra Bruno Bauer e consortes. Tradução de Marcelo Backes. São Paulo: Boitempo, 2003.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Tradução de Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2007.
MONTEIRO DE CASTRO, Gustavo Bruzzi. Ponderações jurídico-sociais acerca da democracia brasileira após o processo de impeachment da presidente Rousseff. Revista do Instituto de Ciências Humanas (on-line), v. 13, n. 17, p. 11-24, nov. 2017. ISSN: 2359-0017.
NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na primeira república. 1ª reimpr. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1974.
RAMAYANA, Marcos. Direito eleitoral. 15. ed. São Paulo: Impetus, 2016.
SANTOS, Mário Bispo dos. A sociologia no ensino médio: o que pensam os professores da rede pública do Distrito Federal. Dissertação de mestrado em sociologia. Brasília: Universidade de Brasília, 2002.
SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 9. ed. São Paulo: Malheiros, 1992.
WIERCZORKIEVICZ, Alessandra Krauss. A sociologia no ensino médio: uma análise histórica de suas idas e vindas no currículo escolar brasileiro. Revista Educação Pública (on-line), v. 22, n. 29, ago. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.