DESCALABROS PARA A CONSCIÊNCIA DE CLASSE OCASIONADOS PELO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Gustavo Bruzzi Monteiro de Castro

Palavras-chave:

Consciência de classe; Novo programa de ensino médio brasileiro.

Resumo

Ensaio sobre a desconstrução da consciência de classe pelo novo programa de ensino médio e os consequentes prejuízos para o exercício da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Márcia Maria Corrêa de. Prática do processo legislativo: jogo parlamentar; fluxos de poder e ideias no congresso; exemplos e momentos comentados. São Paulo: Atlas, 2001.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. In: WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia (colaboradores). Vade mecum compacto. São Paulo: Saraiva, 2021.
BRASIL. Decreto-Lei nº 236 (1967). In: WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia (colaboradores). Vade mecum compacto. São Paulo: Saraiva, 2021.
BRASIL. Decreto-Lei nº 869 (1968). In: WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia (colaboradores). Vade mecum compacto. São Paulo: Saraiva, 2021.
BRASIL. Lei nº 11.684 (2008). In: WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia (colaboradores). Vade mecum compacto. São Paulo: Saraiva, 2021.
BRASIL. Lei nº 13.415 (2017). In: WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia (colaboradores). Vade mecum compacto. São Paulo: Saraiva, 2021.
BRASIL. Lei nº 14.113 (2020). In: WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia (colaboradores). Vade mecum compacto. São Paulo: Saraiva, 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394 (1996). In: WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia (colaboradores). Vade mecum compacto. São Paulo: Saraiva, 2021.
BRASIL. Medida Provisória nº 746 (2016). In: WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia (colaboradores). Vade mecum compacto. São Paulo: Saraiva, 2021.
CONTALDO, Sílvia Maria de. Novo ensino médio? Revista Puc Minas (on-line), n. 15, p. 12-13, jul. 2017. ISSN: 2525-4731.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Vol. 1, tomo 2. Tradução de Regis Barbosa e Flávio Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A sagrada família ou a crítica da crítica crítica: contra Bruno Bauer e consortes. Tradução de Marcelo Backes. São Paulo: Boitempo, 2003.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Tradução de Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2007.
MONTEIRO DE CASTRO, Gustavo Bruzzi. Ponderações jurídico-sociais acerca da democracia brasileira após o processo de impeachment da presidente Rousseff. Revista do Instituto de Ciências Humanas (on-line), v. 13, n. 17, p. 11-24, nov. 2017. ISSN: 2359-0017.
NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na primeira república. 1ª reimpr. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1974.
RAMAYANA, Marcos. Direito eleitoral. 15. ed. São Paulo: Impetus, 2016.
SANTOS, Mário Bispo dos. A sociologia no ensino médio: o que pensam os professores da rede pública do Distrito Federal. Dissertação de mestrado em sociologia. Brasília: Universidade de Brasília, 2002.
SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 9. ed. São Paulo: Malheiros, 1992.
WIERCZORKIEVICZ, Alessandra Krauss. A sociologia no ensino médio: uma análise histórica de suas idas e vindas no currículo escolar brasileiro. Revista Educação Pública (on-line), v. 22, n. 29, ago. 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-17