INTERDISCURSIVIDADE E INTERTEXTUALIDADES EM SHREK
Palavras-chave:
Interdiscursividade; Intertextualidade; Contos de fadas.Resumo
Neste artigo, analisamos processos de intertextualidade na obra cinematográfica de gênero contos de fada Shrek 1, que estabelece diálogos de intertextualidade apontados na obra interdiscursividade e intertextualidade em Bakhtin, comentada por Fiorin, assim como na obra Paródia, paráfrase & Cia, de Affonso Romano de Sant’Anna. O filme foi escolhido pelo seu processo intertextual de diálogo com outros textos do gênero Conto de Fadas e o resgate de personagens mundialmente conhecidos e importantes para a literatura infantil.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016. 174 p.
CINDERELA. Kenneth Branagh; Simon Kinberg, Allison Shearmur & David Barron; Inglaterra, Walt Disney Pictures, 2015.
FIORIN, José Luiz. Interdiscursividade e intertextualidade In Bakhtin - outros conceitos-chave (org. Beth Brait). Disponível em: https://pucminas.instructure.com/courses/119847/modules/items/2829383 Acesso em: 22 nov. 2022.
KOCH, I. G. V.; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidades: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007. Disponível em: https://pucminas.instructure.com/files/7108300/download?download_frd=1. Acesso em: 7 dez. 2022.
SANT’ANNA, Afonso Romano de. Paródia, Paráfrase & Cia. São Paulo: Ática, 2004. 32 p.
SHREK. Vicky Jenson & Andrew Adamson; Steven Sprelberg, Aron Warner, Jeffrey Katzenberg & John H. Williams; Estados Unidos, DreamWorks Pictures, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.