O USO DE OBRAS DA ARTISTA TARSILA DO AMARAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Ciência e Arte; Tarsila do Amaral.Resumo
O trabalho em questão tem como objetivo explorar a interdisciplinaridade, demonstrando como a nova didática voltada para dar voz aos alunos, expressando como o abstrato da teoria pode ser visualizado através da utilização de obras de artes. A junção das Artes e das Ciências Biológicas não são assuntos novos e quando ocorre um encontro dessas grandes áreas o resultado é revolucionário. A pesquisa foi realizada com estudantes do ensino médio de 14 a 18 anos que frequentam a Escola Estadual João Guimarães Rosa, no município de Betim. O método consiste em fazer uma breve apresentação da biografia da pintora Tarsila do Amaral, logo após fazer um debate breve sobre a ciência e a arte e como elas podem se relacionar com a proposta final de um mural com obras que os estudantes elaboraram com as técnicas da artista. Através dessa atividade, podemos explorar o senso crítico dos estudantes, evitando estruturas sociais excludentes e discriminatórias, incentivando e democratizando a cultura à qual muitos não têm acesso.
Downloads
Referências
BRITO, M. R. Art(e)biologia na natureza e outras maneiras de pensar a educação. Eccos - Revista Científica, São Paulo, n. 54, p. 1-22, e17751, jul./set. 2020.
BUORO, A. B. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: Educ./Fapesp/ Ed. Cortez, 2002.
COPÉRNICO, N. As revoluções dos orbes celestes. Trad. de A. Dias Gomes e Gabriel Domingues. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984.
COSTA, M. C. C. Sociologia – Introdução à ciência da sociedade. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2009.
GUIZZO, J. Introdução à Sociologia. São Paulo: Companhia Ed. Nacional, 2009.
MASSARANI. L.; MOREIRA, I. C.; ALMEIDA, C. Para que um diálogo entre ciência e arte? História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 13, p. 7-10, 2006.
REIS. J. C.; GUERRA. A.; BRAGA. M. Ciência e arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 13, p. 71-87, 2006.
SILVA, F. et al. Sociologia em Movimento. São Paulo: Ed. Moderna, 2013.
TARSILA DO AMARAL. Biografia. Disponível em: <http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/>. Acesso em: 02 out. 2022.
TONON, H. L. Q. Percepção e imaginação na tela “A Noite Estrelada” de Vincent van Gogh. 2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Maringá.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.