A ETNOMATEMÁTICA COMO UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Palavras-chave:
Etnomatemática; Letramento matemático; Aprendizagem significativa; Intervenção psicopedagógica.Resumo
Este trabalho tece considerações sobre a situação do ensino das habilidades matemáticas em espaços escolares formais, bem como sugere que os planejamentos escolares e psicoterapêuticos considerem a etnomatemática como programa de ensino das habilidades matemáticas significativo, desvinculando-se da perspectiva formalista. Discute questões como os fracassos escolares em matemática a partir de um ensino por meio da história da matemática e o elo entre o letramento matemático e a etnomatemática. Levanta questionamentos sobre os problemas de aprendizagem em matemática ora por uma metodologia euclidiana, que proporciona aversão, ora por questões neurobiológicas. O estudo busca compreender o papel do psicopedagogo como uma possibilidade de estímulo aos problemas em matemática ou como intervencionista em casos de transtornos específicos de aprendizagem matemática. Observou-se que a etnomatemática está em consonância com a perspectiva do letramento matemático e pode ser uma via significativa ao psicopedagogo nas suas intervenções pedagógicas de estímulo ou terapêuticas, tendendo à diminuição do fracasso escolar em matemática.
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