COLABORAÇÃO NA PRÁTICA:
desenvolvendo uma estratégia de ensino-aprendizado colaborativo direto
Palavras-chave:
Colaboração: Estratégia de ensino-aprendizado; Formação de professores.Resumo
O trabalho propõe uma estratégia de ensino-aprendizado colaborativo, desenvolvida durante a vivência de dois educadores em uma escola do interior de Minas Gerais. Por meio da visão de uma professora de Biologia e Química, em parceria com um professor de Matemática e Física, o processo aconteceu nos níveis fundamental e médio, durante cerca de quatro anos, realizando trabalhos colaborativos buscando sempre o maior envolvimento e participação dos alunos por meio de uma abordagem diferenciada, acolhedora e integrativa. Os longos anos de parceria apontam que a metodologia de ensino incorporada através da colaboração foi bem aceita pelos alunos, professores e escola, o que favoreceu para provocar estímulo e interesse nas aulas ministradas. Apesar de já encontrarmos alguns materiais sobre a teoria do trabalho colaborativo, o foco ainda está na defesa do uso desse modelo e não em formas práticas de como implementá-lo. Assim, o objetivo do trabalho foi descrever, em etapas, uma estratégia de ensino-aprendizado, para que sirva como possibilidade a outros professores que queiram colocar suas ideias em prática e atingir níveis de colaboração efetiva. A produção desta estratégia colaborativa busca não só documentar essa troca profissional, como possibilitar que outros professores se inspirem nesse formato de colaboração, mostrando de forma objetiva suas potencialidades, facetas e dificuldades. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas. Os dados coletados foram interpretados à luz do referencial teórico.
Downloads
Referências
FRIEND, M.; COOK, L. (2012). Interactions – Collaboration Skills for School professional (2nd ed.). New York: Longman Publishers.
GABLE, R. A.; MANNING, M. L. (1999). Interdisciplinary teaming: solution to instructing heterogeneous groups of students. The Clearing House, 72 (3), 182-185.
GABLE, R.A.; MANNING, M.L. (1997). The role of teacher collaboration in school reform. Childhood Education, 73, 219-223.
GATELY, S. E.; GATELY, F. J., Jr. Understanding coteaching components. The Council for Exceptional Children, Denver (Co.), v. 33, n. 4, p. 40-47, 2001.
IDOL, L.; PAOLUCCI-WHITCOMB, P.; NEVIN, A. (2000). Collaborative consultation (3rd ed.). Austin, TX: PRO-ED
LEWIN, K. Teoria do campo em ciência social. São Paulo: Pioneira, 1965.
MENDES, E. G. Inclusão escolar com colaboração: unindo conhecimentos, perspectivas e habilidades profissionais. In: ARAUJO, R. M.; PIRES, J.; PIRES, G. N. L. (org.). Políticas e práticas educacionais inclusivas. Natal, RN: EDUFRN, 2009. p.19-51.
ORR, B.; THOMPSON, C.; ROSS, H. (1998). Developing a team teaching project: one partnership experience. The Delta Kappa Gamma Bulletin, 65(1), 52-56.
PUGACH, M.; JOHNSON, L. (2002). Collaborative Practitioners: Colaborative Schools (2nd ed) Denver: Love.
SNELL, M.E.; JANNEY, R.; ELLIOT, J. (2005). Collaborative Teaming: Teachers' Guides To Inclusive Practices (2nd ed.). Baltimore: Paul H. Brookes Publishing Company.
TORRES, P. L.; ALCANTARA, P. R.; IRALA, E. A. F. (2004). Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista diálogo educacional, 4(13), 1-17.
WALTHER-THOMAS, C.; KORINEK, L.; McLAUGHLIN, V.L.; WILLIAMS, B.T. (2000). Collaboration for Inclusive Education – Developing Successful Programs. Boston: Allyn & Bacon.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.