COLABORAÇÃO NA PRÁTICA:

desenvolvendo uma estratégia de ensino-aprendizado colaborativo direto

Autores

  • Cínthia Luiz da Silva
  • Humberto Vinício Altino Filho
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Palavras-chave:

Colaboração: Estratégia de ensino-aprendizado; Formação de professores.

Resumo

O trabalho propõe uma estratégia de ensino-aprendizado colaborativo, desenvolvida durante a vivência de dois educadores em uma escola do interior de Minas Gerais. Por meio da visão de uma professora de Biologia e Química, em parceria com um professor de Matemática e Física, o processo aconteceu nos níveis fundamental e médio, durante cerca de quatro anos, realizando trabalhos colaborativos buscando sempre o maior envolvimento e participação dos alunos por meio de uma abordagem diferenciada, acolhedora e integrativa. Os longos anos de parceria apontam que a metodologia de ensino incorporada através da colaboração foi bem aceita pelos alunos, professores e escola, o que favoreceu para provocar estímulo e interesse nas aulas ministradas. Apesar de já encontrarmos alguns materiais sobre a teoria do trabalho colaborativo, o foco ainda está na defesa do uso desse modelo e não em formas práticas de como implementá-lo. Assim, o objetivo do trabalho foi descrever, em etapas, uma estratégia de ensino-aprendizado, para que sirva como possibilidade a outros professores que queiram colocar suas ideias em prática e atingir níveis de colaboração efetiva. A produção desta estratégia colaborativa busca não só documentar essa troca profissional, como possibilitar que outros professores se inspirem nesse formato de colaboração, mostrando de forma objetiva suas potencialidades, facetas e dificuldades. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas. Os dados coletados foram interpretados à luz do referencial teórico.

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Publicado

2024-07-09