O MUQUIFU NÃO É MUSEU, É ESPELHO

Autores

  • Silvia Gomes

Palavras-chave:

Ciências Humanas

Resumo

Ao visitar um museu, se viu refletido nele? Eu sim, no Muquifu. Eu já tinha ouvido falar do Museu Muquifu, mas ainda não o conhecia pessoalmente. Ouvi falar dele ao participar de uma Roda de Conversa, evento que integrou a 17ª Semana Nacional dos Museus, cujo tema foi “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”, que ocorreu no dia 13 de maio de 2019, no auditório do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. Neste evento estiveram presentes três representantes de museus de Belo Horizonte, entre eles o Padre Mauro, curador do Muquifu - Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos[1]. Ele falou sobre a história do museu em si e da história que ele conta, incluindo o objetivo da sua criação.

 

[1] A tese de doutorado de autoria de Mauro Luiz da Silva ou Padre Mauro, que é a referência deste texto, estava em processo de elaboração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SILVA, Mauro Luiz da. O patrimônio sacro da Arquidiocese de Belo Horizonte e o afro-patrimônio de Belo Horizonte: da Capela Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Curral Del Rey (1819) à Igreja das Santas Pretas da Vila Estrela (2018). 2021. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

Downloads

Publicado

2024-07-09